Prisão preventiva para um dos dois detidos em Elvas por suspeita de vários crimes - TVI

Prisão preventiva para um dos dois detidos em Elvas por suspeita de vários crimes

  • 14 jul 2018, 12:32
(REUTERS)

Suspeito de crimes como desmantelamento e viciação de viaturas, tráfico de droga ou falsificação de dinheiro

O Tribunal de Elvas decretou este sábado a prisão preventiva de um dos dois homens detidos na cidade por suspeita de crimes como desmantelamento e viciação de viaturas, tráfico de droga ou falsificação de dinheiro, disse fonte da GNR.

Segundo a mesma fonte, o tribunal decretou a prisão preventiva, a medida de coação mais grave, de um dos suspeitos, de 28 anos, que fica a aguardar julgamento no Estabelecimento Prisional de Elvas.

O outro suspeito, de 26 anos, de acordo com a mesma fonte, ficou sujeito a apresentações periódicas na força de segurança da área de residência.

Os dois homens, residentes na zona de Elvas, distrito de Portalegre, ficaram também proibidos de contactar entre si.

O primeiro interrogatório judicial dos suspeitos começou na sexta-feira no Tribunal de Elvas, tendo a decisão judicial sido determinada na madrugada de hoje.

A GNR anunciou na sexta-feira a detenção dos dois homens, de nacionalidade espanhola, por suspeitas de vários crimes, como desmantelamento e viciação de viaturas, tráfico de droga, falsificação de dinheiro e contrabando de tabaco.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o Comando Territorial de Portalegre da GNR indica que os homens são também suspeitos de furto e posse de arma proibida.

Um dos suspeitos foi detido na sexta-feira e o outro na quinta-feira, na sequência de uma investigação que decorria há três meses, adiantou à Lusa fonte da guarda.

Após várias diligências, que culminaram com o cumprimento de três mandados de busca domiciliária e sete mandados de busca em armazém e viaturas, a GNR apreendeu sete veículos, uma embarcação de recreio, duas motos de água, diversas peças de viaturas desmanteladas, 153 plantas de canábis, quatro quilos de canábis sativa e 25 doses de cocaína.

As autoridades apreenderam também 4.680 euros em numerário, notas contrafeitas com o somatório do valor facial de 550 euros, 36 telemóveis e material de duas estufas para cultivo de canábis, como lâmpadas, ar condicionado, extratores e desumidificadores.

Durante a operação policial, foram ainda apreendidas duas balanças de precisão, um quilo de tabaco triturado, 260 maços de tabaco sem estampilha, um computador portátil, um telefone por satélite e um bastão.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE