Este é o <i>mundo</i> dos jovens - TVI

Este é o <i>mundo</i> dos jovens

  • Portugal Diário
  • - Ana Sofia Santos
  • 5 mar 2008, 23:00
Jovens (Arquivo)

Obcecados pela imagem e dependentes das tecnologias. Mas há mais...

Relacionados
São «verdadeiros profissionais na arte de gerir a imagem», procuram a diferença e a inovação, são dependentes da internet e não passam sem o telemóvel. Preferem escrever sms do que falar e o desporto é sinónimo de diversão e adrenalina. São assim os jovens portugueses entre os 12 e os 25 anos, segundo um estudo psicossociológico realizado pela Publicis Portugal.

Segundo o estudo, os jovens são «verdadeiros profissionais na arte de gerir a imagem», para serem «diferentes» e «seduzir». Aliás, noo que respeita à moda, os jovens portugueses optam por uma diversidade de estilos: durante o dia podem vestir uma coisa e à noite outra. Tudo em nome de um «estilo único que marque a diferença e conquiste a individualidade».

Há uns anos atrás, os jovens «adoptavam um único estilo, que denunciava a sua pertença a um grupo. Actualmente adoptam, misturam e personalizam diferentes estilos consoante a ocasião».

A imagem é «uma das suas principais preocupações». «Experimentalistas, caprichosos e exigentes», querem produtos «inovadores que não se confundam com aqueles que os pais usam».

Quanto às marcas de roupa continuam a desempenhar um «papel importante na expressão e afirmação da identidade» dos jovens. Representam atitudes. Ao mesmo tempo, desempenham a função de «diferenciação e individualização entre pares». A procura por marcas alternativas, pouco divulgadas, conhecidas e usadas pelas massas é cada vez maior.

Frustrados quando não estão online

A dependência das tecnologias, continua o estudo, «ultrapassa a das drogas». É uma geração que fica «frustrada quando não está online». Passam «mais tempo com tecnologias do que com pessoas».

Até há pouco tempo, o automóvel era um símbolo «de ser crescido», tornar-se independente, ganhar liberdade e mobilidade. Hoje o telemóvel é o «novo carro».

«Partilhar com os amigos tudo o que se passa na sua vida, no seu dia-a-dia, minuto a minuto, deixou de ser uma possibilidade para passar a ser uma necessidade» (97,2 por cento dos jovens entre os 15 e os 24 anos possui telemóvel).

Comunicam essencialmente via SMS: substituíram a linguagem oral pela escrita abreviada e modificada. «É mais fácil para os jovens escrever ou ler, do que falar ou ouvir».

Jovens: dependências e experiências fortes

Vêem menos televisão, fruto de uma vida social mais activa e preenchida com actividades fora de casa, mas essencialmente da preferência e tempo dedicado à Internet, aos jogos de computador e à música.

Os jovens entre os 15 e os 24 anos correspondem a 33 por cento da população que costuma utilizar a Internet em Portugal. O Google, o Sapo, o MSN, o Hi5 e o YouTube são os sites mais utilizados.

Também jogar computador ou consola atinge maior penetração junto dos jovens entre os 15 e os 17 anos (71 por cento). Aqui, o indivíduo «é a estrela, há sempre uma solução. Falhar faz parte do sucesso», diz o estudo.

Através dos leitores de Mp3, os jovens compram e ouvem música em qualquer lugar. Aliás, descarregar músicas, ouvir música e rádio online estão entre as dez primeiras utilizações da Internet pelos jovens.

Desporto é diversão

Praticar desporto deixou de residir apenas em factores como o bem-estar ou a boa forma. As principais motivações são a «diversão, expressão e procura de adrenalina». Parkour, surf, kitesurf ou skate são desportos que os jovens praticam actualmente.

Este estudo foi realizado pela Publicis Portugal através de análise a artigos de imprensa e da Internet e de entrevista directa a jovens.
Continue a ler esta notícia

Relacionados