40 idosos intoxicados - TVI

40 idosos intoxicados

Reforma

Figueiró dos Vinhos: foram transportados para o centro de saúde depois de comerem Bacalhau à Gomes de Sá

Relacionados
Artigo actualizado às 23h33

O número de idosos de um lar de Figueiró dos Vinhos assistidos no centro de saúde local devido a uma intoxicação alimentar aumentou de 25 para 40, informou o coordenador da Sub-região de Saúde de Leiria (SRSL).

Em declarações à agência Lusa, o coordenador da SRSL, Jorge Pereira, que se encontra no centro de saúde, adiantou que «a intoxicação alimentar teve origem no almoço».

«Os idosos comeram Bacalhau à Gomes de Sá, que tem ovos, presumindo-se que a intoxicação possa estar nos ovos», adiantou Jorge Pereira, lembrando que «a análise aos alimentos, recolhidos pelo Laboratório de Saúde Pública, será feita quinta-feira».

«Só depois poderá haver a certeza de uma eventual contaminação com salmonelas», esclareceu o médico.

O coordenador da SRSL explicou que para dar resposta às vítimas da intoxicação alimentar, «as equipas médicas e de enfermagem, assim como os auxiliares, foram reforçados no centro de saúde».

«Neste momento estão dois médicos no centro de saúde e outros dois médicos estão no lar a acompanhar os utentes», referiu.

Viana: intoxicação alimentar em casamento

Avis: 17 idosos de lar com «intoxicação alimentar»

Jorge Pereira sublinhou que como a Santa Casa da Misericórdia de Figueiró dos Vinhos presta serviço domiciliário, «os idosos aos quais foi distribuído o almoço estão a ser visitados um a um nas suas casas». «A nossa preocupação está sobretudo centrada nos idosos que vivem sozinhos», referiu.

Por outro lado, o coordenador da Sub-região de Saúde de Leiria explicou que está a ser solicitado a outros centros de saúde da zona norte do distrito um reforço de material médico, sobretudo soros.

Entretanto, a Protecção Civil de Leiria fez saber que pelo menos dez vítimas foram transferidas para o Centro Hospitalar de Coimbra por precaução.

O primeiro alerta para a intoxicação alimentar no lar da Santa Casa da Misericórdia foi recebido nos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos às 18:04.

Foram mobilizadas para o local 14 ambulâncias de socorro das seis corporações do norte do distrito: Figueiró dos Vinhos, Ansião, Alvaiázere, Pedrógão Grande, Pombal e Castanheira de Pêra.

«Neste momento, a situação está estabilizada», informou o segundo comandante da corporação de Figueiró dos Vinhos, Miguel Magalhães.

Uma dezena no hospital

Cerca de uma dezena de idosos de um lar de Figueiró dos Vinhos deu entrada no Serviço de Urgência do Hospital dos Covões, em Coimbra.

Segundo o chefe de equipa da Urgência, Arnaldo Sá, «10 a 12 idosos deram entrada no serviço com um quadro de gastroenterite, com diarreia, vómitos e hipotensão».

O médico precisou que os pacientes «estão a corrigir a situação», ficando internados até quinta-feira, altura em que será feita uma avaliação do seu estado de saúde. «Não me parece que seja nada de gravidade», referiu Arnaldo Sá, adiantando que «se amanhã estiverem bem poderão voltar para casa».
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos