Ribeira dos Milagres: duas descargas poluentes em 5 dias - TVI

Ribeira dos Milagres: duas descargas poluentes em 5 dias

Ambiente

Comissão de defesa da ribeira, em Leiria, denuncia «atentado ambiental»

Relacionados
A Comissão Ambiente e Defesa da Ribeira dos Milagres (CADRM) denunciou, esta sexta-feira, «um atentado ambiental». Em causa está uma nova descarga poluente naquela ribeira, em Leiria.

«Eram 8:10 quando fui confrontado com o cheiro e detectei toda aquela espuma que está na água», disse à Lusa o porta-voz da CADRM. Rui Crespo acrescentou que fez de imediato queixa à GNR.

O porta-voz da CADRM garantiu não existirem dúvidas de que se trata de uma descarga suinícola e lamentou «a ausência de fiscalização, que normalmente funciona por reacção».

Rui Crespo sublinhou que, sem se avançar para a construção da Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas (ETES), na freguesia de Amor, «esta situação irá repetir-se ciclicamente». Mas o responsável alertou que a ETES não irá resolver todos os problemas «dada a forma como estão distribuídas, em cima dos cursos de água e da própria ribeira». Rui Crespo considerou «inadmissível como é que hoje ainda existem explorações com condutas que ligam directamente à ribeira».

O porta-voz da CADRM acredita que, esta sexta-feira, a descarga foi mais visível «porque os suinicultores estavam ainda à espera que a chuva continuasse».

É a segunda descarga poluente na ribeira dos Milagres que a comissão denuncia esta semana.

A região de Leiria é uma das zonas com maior número de suiniculturas do país e causa um impacto ambiental, ainda por resolver, equivalente a quase um milhão de pessoas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE