Sucata em reserva ecológica começa a ser desmantelada - TVI

Sucata em reserva ecológica começa a ser desmantelada

Sucatas [Arquivo]

Secretário de Estado do Ambiente assistiu ao início dos trabalhos, em Leiria

O secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, assistiu esta sexta-feira, no concelho de Leiria, ao início dos trabalhos de eliminação de uma sucata ilegal, que se encontra em terreno de Reserva Ecológica Nacional. «Este é um dos grandes depósitos que existem no país», disse Humberto Rosa, explicando que a acção desta sexta-feira, em Lameira, Colmeias, se insere num plano nacional iniciado em 2008.

«Na altura tínhamos 783 casos identificados. Em Janeiro de 2009 já estavam erradicados 443 e em Janeiro de 2010 chegámos a 803 [identificados]. Destes, cerca de 680 estão erradicados e os restantes em processo de erradicação ou de legalização», acrescentou Humberto Rosa.

O secretário de Estado referiu que o proprietário desta sucata de Leiria foi notificado para legalizar a actividade noutro espaço. Como não o fez, o Estado «tomou posse administrativa do terreno para proceder coercivamente» à remoção dos materiais. No entanto, «o proprietário contactou a CCDR [Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional] pedindo para ser ele a tratar da remoção», revelou o governante, sublinhando que, neste caso, «a retirada é da responsabilidade do proprietário».
Continue a ler esta notícia