Linha Saúde 24 já atendeu 2,3 milhões de portugueses - TVI

Linha Saúde 24 já atendeu 2,3 milhões de portugueses

Linha Saúde 24

Balanço de dez anos de funcionamento indica que foram recebidos mais de sete milhões de telefonemas. Só 20% dos utentes são encaminhados para as urgências hospitalares

Em quase dez anos de funcionamento, mais de 2,3 milhões de portugueses recorreram à Linha Saúde 24, que foi recentemente objeto de polémica, particularmente entre o Bastonário da Ordem dos Médicos e o Diretor-geral de Saúde.

Os dados divulgados esta terça-feira mostram que são encaminhadas para as urgências 20% das pessoas que recorrem a esse serviço telefónico, que atendeu mais de sete milhões de chamadas em dez anos.

Segundo uma nota da Direção-Geral da Saúde (DGS), diariamente são atendidas 2.600 chamadas.

Um estudo recente citado pela DGS refere que são encaminhados para as urgências hospitalares cerca de 20% dos cidadãos que contactam a Saúde 24, enquanto que, cerca de 30% recebem a indicação para autocuidados.

Segundo explicou à Agência Lusa o coordenador da linha, o enfermeiro Sérgio Gomes, os restantes casos correspondem a pedidos de informação ou a situações em que é dada indicação para os utentes serem observados nos cuidados primários de saúde.

Inverno traz maior procura

Cerca de metade da atividade do centro de atendimento Saúde 24 realiza-se entre as 17 e as 02:00, bem como aos fins-de-semana: "períodos em que os utilizadores, para avaliação do seu problema de saúde, têm como resposta, maioritariamente, os serviços de urgência”, refere Sérgio Gomes.

A DGS frisa ainda que a procura se intensifica no inverno, representando mais de 40% da atividade anual.

Os utilizadores mais frequentes pertencem aos grupos até aos 10 anos de idade e dos 25 aos 44 anos. As mulheres e os residentes nas grandes cidades do litoral estão também entre os que mais contatam a Linha Saúde 24.

Segundo a nota da DGS, os idosos estão a utilizar mais a Linha Saúde 24 e representam atualmente 17% do total dos utilizadores.

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