Saúde 24: "Há que direcionar o investimento num telefone para pessoas reais" - TVI

Saúde 24: "Há que direcionar o investimento num telefone para pessoas reais"

O bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, defende que a Linha de Saúde 24 é um serviço inútil. O tema esteve em debate, esta quarta-feira, na TVI24, num frente-a-frente entre o Bastonário dos Médicos e o diretor-geral da Saúde, Francisco George

O bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, defende que a Linha Saúde 24 é um serviço inútil e que seria feita uma melhor utilização de recursos se se disponibilizasse aos cidadãos uma equipa de saúde para os aconselhar, conhecendo também o seu historial. A Linha Saúde 24 esteve em debate, esta quarta-feira na TVI24, num frente-a-frente entre o Bastonário dos Médicos e o diretor-geral da Saúde, Francisco George.

“O que é preciso é habituar as pessoas a telefonar para o seu centro de saúde", começou por dizer José Manuel Silva.

Questionado sobre a capacidade dos centros de saúde em dar este tipo de resposta, o bastonário defendeu que se não há profissionais suficientes "é preciso investir", "direcionar o investimento para pessoas reais no terreno".

"Se não há tem que se investir. Há que direcionar o investimento num telefone para pessoas reais no terreno, que conhecem", vincou José Maniuel Silva. 

“Tem a ver com a correta utilização de recursos e colocar à disponibilidade dos cidadãos um médico de família, um enfermeiro de família, uma equipa de saúde que conhece o doente e que até o pode aconselhar, conhecendo as patologias, os sintomas. O aconselhamento que podem dar é de muito melhor qualidade”, acrescentou.

Posição diferente tem Francisco George. O diretor-geral da Saúde considerou, na TVI24, que a Linha Saúde 24 “tem resultados em todos os sentidos”.

“A Linha Saúde 24 é utilizada com critério por dois milhões de portugueses. Tem resultados em todos os sentidos. O atendimento não é como se imagina uma conversa tu cá, tu lá, antes segue um guião que foi criteriosamente elaborado”, vincou Francisco George.

O debate em torno da utilização da Linha Saúde 24 surge depois da notícia de que o Hospital Pediátrico de Coimbra não recebe, desde há um ano, informações dos doentes encaminhados pela linha devido a uma falha no sistema informático.

Sobre esta denúncia, Francisco George reconheceu a existência de um problema no sistema eletrónico, mas adiantou que foram enviados 1403 faxes para o hospital e que a DGS vai exigir saber qual o destino dessas informações

"Desde abril até ao mês passado foram enviados 1403 faxes que foram recebidos, devido ao sistema eletrónico não estar em condições de assegurar a interoperabilidade. (…) Vamos exigir saber qual foi o destino desses faxes", frisou. 

 

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