Actual projecto do TGV é um erro, diz antigo presidente da RAVE - TVI

Actual projecto do TGV é um erro, diz antigo presidente da RAVE

TGV

Antigo presidente da RAVE (Rede de Alta Velocidade) não percebe porque é que a ligação Lisboa-Porto é apenas para passageiros e porque é que a ligação de Sines e do Poceirão à rede do TGV é em bitola ibérica

A vantagem do TGV está na linha ferroviária e não nas carruagens, já que vai permitir a transformação da nossa bitola ibérica na bitola europeia. Esta foi uma das principais conclusões a retirar da audição de Manuel Moura, primeiro presidente da RAV (Rede de Alta Velocidade), ouvido ontem na Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicações.

O especialista em transportes escolhido por António Guterres e Jorge Coelho para lançar o TGV em Portugal disse aos deputados que o projecto actual, que prevê que a linha Lisboa-Porto contemple apenas passageiros, está errado e que Portugal vai deitar 250 milhões de euros à rua.

Para além do erro da exploração apenas de passageiros na principal linha ferroviária do país, também há problemas na ligação Lisboa-Madrid. Ao lado da linha projectada pelo Governo, em bitola europeia, o concessionário vai construir outra, em bitola ibérica e apenas para mercadorias, que liga Évora ao Caia.

«É um erro histórico, gravíssimo e que vai custar muito dinheiro hoje e às gerações vindouras», alertou Manuel Moura.

A solução, disse o antigo presidente da RAV, passaria por construir logo em bitola europeia que ligasse o Poceirão e Sines à rede do TGV.

«Não vamos estar a gastar 260 milhões para amanhã mudarmos os parafusos e ter uma bitola em standard», explicou Manuel Moura, acrescentando que «Estamos a deitar dinheiro fora. Não é necessário. Isto é de quem nunca operou um comboio. Isto é de quem nunca operou um navio».

Os deputados vão agora ouvir o actual presidente da empresa, Luís Pardal.
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