Câmara apela a lisboetas que guardem lixo por causa de greve - TVI

Câmara apela a lisboetas que guardem lixo por causa de greve

Greve: lixo acumula-se nos contentores em dia de greve da Função Pública

Paralisação começa segunda-feira e só termina na quinta

Relacionados
A Câmara de Lisboa apelou hoje aos munícipes para que evitem colocar o lixo nos contentores nos próximos dias, devido à greve dos trabalhadores da higiene urbana entre segunda e quinta-feira, noticia a Lusa.

Em comunicado, a autarquia da capital informa que a paralisação «poderá afectar o normal funcionamento do sistema de limpeza e recolha de lixo na capital, à excepção da remoção dos resíduos hospitalares e dos mercados».

«A Câmara recomenda a todos os moradores que acondicionem devidamente os seus resíduos domésticos e evitem colocá-los à remoção», nestes dias, adianta.

Os serviços de higiene e limpeza do município irão «desenvolver todos os esforços com vista a minimizar as consequências» da paralisação dos trabalhadores, comprometendo-se a autarquia a «proceder à rápida normalização do sistema de remoção de lixo e actividades complementares, como a recolha de monstros e a varredura e lavagem das ruas».

A greve, convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Municípios de Lisboa (STML) e do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) - equivalendo na prática a cinco dias de paralisação, uma vez que hoje é domingo e não há recolha - tem a ver com a alegada intenção de a autarquia concessionar a lavagem e varredura da Baixa-Chiado a uma empresa privada, algo que é considerado como uma «pré-privatização» do sector de limpeza.
Continue a ler esta notícia

Relacionados