Nasceu em Portugal o primeiro bebé infetado ainda com Covid-19 ainda no útero da mãe. Em todo o território nacional, nasceram mais de 130 crianças de mães infetadas, no entanto, apenas uma foi contagiada durante a gravidez.

De acordo com o Expresso, a menina que deverá ter ficado infetada ainda no útero e nasceu prematura, com 34 semanas e dois dias, há cerca de duas semanas, no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa.

Temos provas de que houve transmissão vertical congénita in utero, através de uma amostra de sangue retirada da criança, muito pouco tempo após o nascimento”, explicou ao jornal Rita Perez, médica e presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, de que faz parte o São Francisco Xavier.

Apresentava sintomas graves associados à Covid-19, como pneumonia e falta de ar, tendo sido ventilada e internada em Unidade de Cuidados Intensivos, onde ainda permanece.

Apesar da bebé apresentar melhorias, os testes ao novo coronavírus continuam a dar positivo. A mãe encontra-se igualmente internada.

O caso português, que está a ser acompanhado pelo Instituto Ricardo Jorge, será, em breve, publicado numa revista internacional da especialidade.


 

Cláudia Évora