79ª Feira do Livro de Lisboa abre na quinta-feira - TVI

79ª Feira do Livro de Lisboa abre na quinta-feira

Feira do Livro em Lisboa - Foto Lusa

Parque Eduardo VII acolhe 140 participantes em 236 pavilhões renovados

Relacionados
A 79ª Feira do Livro de Lisboa abre na quinta-feira no Parque Eduardo VII, sob o mote «Viver a leitura», com novos horários e integrando 140 participantes em 236 pavilhões renovados, refere a Lusa.

A mudança de horário foi hoje justificada, em conferência de imprensa, pelo presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), Rui Beja, pelos «novos hábitos citadinos» e pelo interesse em «trazer as escolas à feira», pois «os mais novos são os leitores do futuro».

Para estes novos horários contribuíram também a opinião dos leitores, segundo um inquérito realizado no ano passado, e a «pouca frequência nocturna nas feiras anteriores», disse Rui Beja.

De segunda a quinta-feira, a feira abrirá às 12:30 e encerrará às 20:30. Às sextas-feiras, sábados e vésperas de feriado encerrará às 23:00.

Às sextas-feiras manterá o horário de abertura às 12:30 enquanto que aos sábados, domingos e feriados abrirá às 11:00 encerrando aos domingos às 22:00.

Além dos novos pavilhões, que serão substituídos dentro de quatro ou cinco anos, segundo João Espadinha, da comissão técnica da feira, o certame terá ainda quatro praças idealizadas para diferentes objectivos da feira, que pretende ser «mais do que um mero local de venda», disse João Espadinha.

Haverá, assim, uma praça central para vários eventos ligados à dinamização da leitura e ao combate à iliteracia, uma outra infanto-juvenil onde decorrerá uma mini-feira do livro e marcará presença o computador portátil Magalhães.

Esta praça contará com o apoio do Plano Nacional de Leitura, da Rede de Bibiliotecas Públicas e das bibliotecas municipais.

Uma outra praça será dirigida ao público jovem e uma quarta será dedicada ao Brasil, país convidado deste ano na feira, com o apoio do Ministério da Cultura do Brasil e da Câmara Brasileira do Livro e a presença de Fabiano dos Santos, Laurentino Gomes, Silviano Santiago, José Castilho, Carlos Nejar e Cristóvão Tezza.

A programação cultural dos 18 dias da feira contará com 200 eventos e acções num total de mais de 300 horas de actividades vocacionadas para o livro e para a leitura.

O editor Rogério Mendes de Moura, recentemente falecido, será homenageado na feira com uma sessão que contará com a participação do escritor e historiador de arte José Augusto-França.
Continue a ler esta notícia

Relacionados