Miguel Sousa Tavares garantiu, no Jornal das 8 da TVI, que não entende o que motiva o Ministério Público a ter Rui Pinto preso preventivamente há quase um ano por um crime cuja pena máxima nunca poderá superar os cinco anos.

Há tantos criminosos à solta em Portugal por crimes graves, porque é que o Rui Pinto está em prisão preventiva? Rui Pinto devia estar a dirigir investigações na PJ e ser condecorado no 10 de junho", reitera o comentador.

 

Relativamente a Tancos, Miguel Sousa Tavares garante que o juiz Carlos Alexandre não necessita de fazer 100 questões ao Primeiro-ministro. Garantindo que só precisava de fazer duas perguntas a António Costa. O comentador da TVI diz que o Primeiro-ministro tem de esclarecer se teve conhecimento da manobra da Polícia Judiciária Militar e caso responda positivo tem de explicar tudo o que sabia e quando descobriu esses factos.

Lobo Xavier compara o roubo informático efetuado por Rui Pinto de ficheiros da Doyen, Sporting e da Procuradoria-geral da República com um assalto comum em que se arrombam portas e roubam dossiers. O comentador da TVI justifica assim a prisão preventiva do hacker. Lobo Xavier acrescenta ainda que o interesse público, à face da legislação, não retira qualquer crime a Rui Pinto.