Portugal e Rússia aprofundam relações bilaterais - TVI

Portugal e Rússia aprofundam relações bilaterais

José Sócrates e Luís Amado

Ministros dos Negócios Estrangeiros encontram-se em Lisboa para falar de oportunidades de negócio

Os ministros dos Negócios Estrangeiros de Portugal e da Rússia acordaram um plano de consultas a desenvolver em 2009 que visa aprofundar as relações bilaterais intensificando o diálogo político e a relação económica e comercial, informa a agência Lusa.

«Decidimos intensificar o diálogo político, ao nível dos governos e das administrações dos dois Ministérios dos Negócios Estrangeiros, e aprovámos um plano de consultas para o próximo ano (...) um ano de importantes decisões no plano internacional», disse à imprensa o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Luís Amado, após um encontro com o seu homólogo russo, Serguei Lavrov.

Segundo explicou, Lisboa e Moscovo querem também «intensificar relações do ponto de vista económico e tudo fazer, do ponto de vista político, para dar conforto e confiança às empresas portuguesas e russas que queiram fazer negócios nos dois países».

O ministro português anunciou nomeadamente que o presidente da Agência Portuguesa de Investimentos, Basílio Horta, vai visitar Moscovo em Dezembro, para dar início a um processo que Luís Amado espera se traduza em «várias iniciativas, ao longo do próximo ano, de captação de investimento, promoção do turismo e promoção dos produtos portugueses em Moscovo e na Rússia».

Serguei Lavrov referiu-se também a um diálogo político frutífero e no total «apoio político às relações económicas e comerciais», citando como exemplos a construção de um complexo turístico e comercial denominado Caravela Portuguesa na estância russa de Sochi, que em 2014 vai acolher os Jogos Olímpicos de Inverno, e a construção, em Portugal, de uma indústria petroquímica.

O ministro russo considerou igualmente que a visita a Moscovo do presidente da Agência Portuguesa de Investimentos, aliada à próxima reunião da comissão mista no início do próximo ano, «vão dar um grande contributo para o desenvolvimento das relações económicas».

Lavrov concluiu afirmando ter convidado Luís Amado a visitar a Rússia no próximo ano, convite que foi aceite.
Continue a ler esta notícia