Sem novos casos de covid-19 registados de sábado para domingo, o presidente da Câmara Municipal de Mora afirma que a situação na vila alentejana é agora “mais tranquila”.

Depois das centenas de testes que foram feitos à população nos últimos dias, Luís Simões diz que, no domingo, apenas foram realizados três testes de despiste à covid-19 naquela vila.

“Das informações que disponho do relatório, segundo as autoridades de saúde do distrito, estarão identificadas todas as linhas de transmissão. Respira-se mais alguma tranquilidade, naturalmente, fruto do trabalho de todos os envolvidos nesta situação (…) As coisas em Mora começam a estar um pouco mais tranquilas”, afirmou o autarca em entrevista à TVI24.

A vila alentejana de Mora conta agora com 62 casos ativos de covid-19 e, segundo Luís Simões, todos os que estão obrigados a cumprir confinamento, estão a fazê-lo.

“A GNR tem-me dito que, apesar dos poucos meios que tem para responder a esta situação, tem tentado fazer com que as pessoas mantenham o confinamento - e não sei de ninguém que esteja doente e que tenha saído do confinamento – até nem têm razões para o fazer, uma vez que a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia e a própria comunidade têm apoiado muito quem está doente", sublinhou o autarca.

Luís Simões elogiou ainda a postura das autoridades de saúde, dizendo que nunca houve falta de meios para atender à situação.

"Neste momento, aquilo que tenho a dizer é que da parte da ARS têm colaborado. Acho que têm feito o seu trabalho e isso é que é importante e não tenho absolutamente nada a apontar a qualquer entidade que tenha estado envolvida nesta situação de Mora", referiu.

Lara Ferin