Porto com estacionamento à borla no Natal - TVI

Porto com estacionamento à borla no Natal

Saiba como

A crise no comércio tradicional na cidade do Porto levou a Câmara e associação de comerciantes a aumentarem em 20 por cento o investimento nas luzes e animação de Natal deste ano e a duplicarem a oferta de senhas de estacionamento.

«O investimento no ano passado rondou os 100 mil euros e este ano aumentámos o investimento para os 120 mil euros. Passámos também de uma cobertura de sete ruas para 25 ruas em termos de iluminação», declarou Vladimiro Feliz, vice-presidente da Câmara do Porto.

Vladimiro Feliz explica que foi possível aumentar este ano em 20 por cento o investimento na programação de Natal e Passagem de Ano, através de uma «gestão rigorosa e sustentável nos últimos anos» e um «espírito de negociação forte» com os fornecedores.

«Enfrentamos um período de crise acentuada no país e essa crise reflete-se de uma forma mais acentuada no comércio tradicional. Nesse sentido, resolvemos responder aos desafios dos comerciantes do Porto», já que é em ¿momentos de retração da economia¿ que os poderes públicos «são importantes» para «criar novas dinâmicas».

As escolhas das ruas iluminadas tiveram como base os critérios turísticos e comerciais, explicou Nuno Camilo, presidente da Associação de Comerciantes do Porto, que se associou à autarquia para a programação do natal de 2012 da cidade.

Além de mais 18 ruas iluminadas na cidade em relação a 2011, a cidade oferece também 20 mil senhas de estacionamento para os parques da Trindade (10 mil senhas), Casa da Música (cinco mil senhas) e Silo Auto (cinco mil).

«Qualquer pessoa que faça compras no comércio tradicional neste período de Natal tem um desconto de 30 minutos em todos os parques», explicou Nuno Camilo, referindo, contudo, que as meias horas gratuitas não são acumuláveis, ou seja, é uma senha por um estacionamento.

Para além das 25 ruas iluminadas em tons de branco e dourado a partir do dia 07 de dezembro, a cidade do Porto vai também iluminar a Igreja dos Clérigos e os Paços do Concelho. Vermelho, verde e amarelo serão as cores que, semana a semana, vão colorir as fachadas daqueles dois edifícios, escreve a Lusa.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE