Mau tempo coloca Funchal sob alerta - TVI

Mau tempo coloca Funchal sob alerta

  • AM
  • 11 mar 2017, 11:53
Agitação Marítima no Funchal (HOMEM DE GOUVEIA/LUSA)

IPMA emitiu um aviso de mau tempo sinal 6 para o arquipélago da Madeira. Já a Capitania do Porto do Funchal aconselhou o regresso das embarcações aos portos de abrigo. Também o vento está a condicionar movimento no aeroporto da Madeira

A Capitania do Porto do Funchal aconselhou este sábado o regresso das embarcações aos portos de abrigo devido aos avisos de mau tempo e vento forte na Madeira do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA emitiu um aviso de mau tempo sinal 6 para o arquipélago da Madeira, significando vento de força 7 (51 a 62 quilómetros por hora) de qualquer direção.

O aviso para vento forte, a vigorar até às 06:00 de domingo, indica vento de nordeste fresco (27 a 35 quilómetros por hora) a muito fresco (36 a 44 quilómetros por hora), por vezes forte (45 a 54 quilómetros por hora) a partir do início da noite.

A ondulação na costa norte será de ondas norte/noroeste de 1,5 a 2,5 metros, passando a ondas de norte/nordeste, aumentando para 2 a 3 metros durante a noite e, na costa sul, ondas de sul/ sudoeste de 1 a 1,5 metros, passando a ondas de sul/sudeste a partir da tarde.

Vento está a condicionar movimento no aeroporto da Madeira

O vento está a condicionar o movimento no Aeroporto Internacional da Madeira, tendo divergido para a ilha do Porto Santo até ao inicio da tarde de hoje cinco aviões, enquanto outros dois regressaram a Lisboa.

Fonte do aeroporto da Madeira disse à agência Lusa que não conseguiram aterrar na ilha e rumaram até 12:30 para o Porto Santo os voos da Luxair (LG771) proveniente de Luxemburgo, o Transavia (TP3962) oriundo de Nantes que fez escala no Porto, o da Edelweiss Air (WK284) de Zurique, o da Norwegian (DY3614) de Copenhaga e o Air Berlin (AB 2646).

Duas aeronaves, uma da Easyjet (7601) e outra da TAP (1685) regressaram a Lisboa.

A mesma fonte adiantou à Lusa que “dos cinco voos que estão neste momento [ao início da tarde] no Porto Santo, dois já foram cancelados”, nomeadamente o proveniente de Zurique e da Transavia”.

O problema é o vento”, acrescentou, admitindo que a situação “deverá manter-se”.

O último a aterrar hoje na ilha da Madeira foi o Aerovip que faz a ligação com o Porto Santo às 08:04 que regressou aquela ilha pelas 10:07.

Continue a ler esta notícia