Operação de segurança em Fátima decorre "com muita normalidade" - TVI

Operação de segurança em Fátima decorre "com muita normalidade"

  • AR
  • 12 mai 2017, 13:58
Constança Urbano de Sousa

Ministra da Administração Interna explica que colocação de barreiras de cimento em vários pontos de acesso à Cova de Iria pela GNR, “são medidas preventivas que se impõem quando é esperada uma grande concentração de pessoas”

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, disse esta sexta-feira que a operação de segurança montada para a visita do Papa Francisco está a decorrer, até ao momento, com “muita normalidade”.

Até ao momento, nas várias fases desta operação - e hoje entramos na terceira fase -, está tudo a decorrer com muita normalidade”, afirmou aos jornalistas a ministra, no final de uma visita ao posto territorial da GNR de Fátima.

Considerando a operação de segurança “de caráter extraordinário e único”, Constança Urbano de Sousa adiantou que a operação de segurança está “a decorrer como o previsto, com muita tranquilidade e empenho” de todos os elementos das forças e serviços de segurança envolvidos.

Questionada sobre a colocação das barreiras de cimento em vários pontos de acesso à Cova de Iria pela GNR, a ministra afirmou que “são medidas preventivas que se impõem quando é esperada uma grande concentração de pessoas”.

É uma medida que se imponha e todo o perímetro de segurança à volta do santuário está todo organizado e tudo a postos para que esta operação seja desenvolvida com a maior tranquilidade e segurança possíveis”, sublinhou.

O Papa Francisco chega esta sexta-feira à tarde a Portugal para uma visita apostólica ao Santuário de Fátima, no âmbito do Centenário das Aparições, e durante a qual canonizará os pastorinhos Jacinta e Francisco Marto.

O avião Airbus da companhia Alitalia que transporta o Papa Francisco para a Base Aérea de Monte Real partiu esta sexta-feira do aeroporto de Fiumicino, perto de Roma, às 14:12 locais (13:12, hora de Lisboa).

A comitiva do Papa saiu assim com 12 minutos de atraso em relação ao inicialmente previsto (14:00 locais).

Francisco é o quarto papa a visitar Portugal, depois de Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000) e Bento XVI (2010).

Continue a ler esta notícia