Avião da Easyjet esteve a 1,3 segundos de ter um acidente em Lisboa - TVI

Avião da Easyjet esteve a 1,3 segundos de ter um acidente em Lisboa

  • Henrique Magalhães Claudino
  • 15 ago 2020, 18:38
Easyjet (Lusa)

Relatório da Agência de Investigação a Acidentes Aéreos britânica adianta que os dados do comprimento da pista foram mal inseridos

Um avião da companhia EasyJet de Lisboa para Manchester, no Reino Unido esteve "a um segundo" de ter um acidente no Aeroporto Humberto Delgado, revela um relatório da Agência de Investigação a Acidentes Aéreos britânica.

O incidente ocorreu a 16 de setembro de 2019 quando o avião, que transportava 167 passageiros, descolou quando tinha 110 metros de pista, levantando voo a 10 metros distância da vedação. 

Segundo o relatório, os pilotos calcularam erradamente o tamanho da pista 21 do Aeroporto de Lisboa e, por 1,3 segundos, não ocorreu um acidente capaz de causar "danos significativos na aeronave e aos passageiros e tripulação". 

O relatório, publicado em primeira mão pela Sky News, adianta ainda que os dados do comprimento da pista foram mal inseridos, sendo que foram feitos cálculos relativos à medida do comprimento da pista e não à distância da intersecção onde o avião se encontrava. 

O relatório destaca que os pilotos colocaram os ocupantes em perigo quando, ao perceberem o erro indicado pelas luzes que sinalizam os últimos 900 metros de pista, decidiram não acionar medidas extra.

O erro que por segundos não teve um fim catastrófico foi causado, afirma a autoridade, por o facto de os pilotos terem sido interrompidos “várias vezes” durante a preparação antes da descolagem.

A Sky News adianta ainda que o Aeroporto de Lisboa foi palco de dois outros incidentes parecidos em abril e maio de 2019.  O porta-voz da easyjet já reagiu, sublinhando que, em dezembro e janeiro, foram realizadas alterações à identificação da pista e uma recomendação de "descontinuar o uso de posições de descolagem para minimizar a confusão".

Continue a ler esta notícia