Ensino Superior: centenas de estudantes protestam em Lisboa - TVI

Ensino Superior: centenas de estudantes protestam em Lisboa

Manifestação de estudantes (LUSA)

Estão contra os cortes na acção social escolar e o aumento das propinas

Relacionados
Mais de 300 alunos do ensino superior público estão a manifestar-se no Marquês de Pombal, em Lisboa, contra os cortes na acção social escolar, o aumento do valor das propinas e o processo de Bolonha.

«Ensino público gratuito de qualidade para todos», «Por mais acção social escolar», «Nunca pagámos tanto por tão pouco» e «Mais financiamento para o ensino superior» são algumas das frases que podem ser lidas nos cartazes empunhados pelos estudantes.

O protesto foi convocado pela Associação Académica de Coimbra, mas conta com a presença de estudantes dos politécnicos de Tomar e Beja e das universidades de Lisboa, Porto e Minho, entre outras.

«É uma situação que toca a todos e que está a ficar cada vez mais grave. A acção social chega tarde e a más horas e as propinas aumentam cada vez mais», afirmou à agência Lusa João Guerra, do Instituto Politécnico de Beja.

A manifestação vai depois seguir para a Assembleia da República, onde os estudantes esperam ser recebidos pelos grupos parlamentares e pelo presidente Jaime Gama, a quem solicitaram audiências.

Cláudio Domingos, do Instituto Politécnico de Tomar, pede ao ministro do Ensino Superior, Mariano Gago, para «não se esquecer dos estudantes» e questiona «como se sobrevive com 97,5 euros por mês de bolsa», numa crítica aos atrasos no acerto destes apoios.

No local da concentração, no Marquês de Pombal, ainda não se encontram os alunos da Universidade de Coimbra, sendo esperados 3500 estudantes desta instituição.

O desfile até ao Parlamento vai obrigar ao corte do trânsito na Rua Braacamp, Largo do Rato e Rua de São Bento.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos