Se o valor do euro baixasse, «haveria dinheiro para toda a gente» - TVI

Se o valor do euro baixasse, «haveria dinheiro para toda a gente»

Quem o diz é o cardeal Manuel Monteiro de Castro

Relacionados
O cardeal Manuel Monteiro de Castro afirmou este domingo, em Priscos, Braga, que na Europa «haveria dinheiro para toda a gente» se o valor do euro baixasse para 0,8 dólares.

«Se os europeus decidissem baixar o euro de 1,35 para 0,8 dólares [valor que tinha quando foi criada a moeda única], teríamos aqui dinheiro para toda a gente e sem problema nenhum», referiu.

No entanto, Manuel Monteiro de Castro garantiu que, mesmo assim, não há nenhuma zona do mundo «onde a população viva tão bem como na Europa».

«Não obstante todas as dificuldades que temos, comparando-nos, não vai encontrar nenhuma parte do mundo que esteja melhor», enfatizou.

Falando no final de uma visita ao presépio ao vivo de Priscos, o cardeal disse que «a Europa deu uma lição ao mundo quando se uniu», acabando com a guerra, e apelou a que essa união se mantenha.

«Quando nos encerramos em nós mesmos, quando procuramos apenas o nosso bem e não o bem comum, começamos a ter problemas», alertou.

A Priscos, Manuel Monteiro de Castro levou uma mensagem de Natal do papa Bento XVI, em que sobressai a importância do bem comum, «para que não haja ninguém com fome, sem assistência ou que não se sinta amado».

Disse que o presépio é uma «escola de vida» , que ensina que «o segredo da verdadeira felicidade não consiste em ter muitas posses, mas sim em darmo-nos aos outros e em querer o bem de todos», cita a Lusa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados