GNR resgata 34 migrantes na Grécia - TVI

GNR resgata 34 migrantes na Grécia

  • AM
  • 20 set 2018, 12:20
Resgate na Grécia

Migrantes tentavam chegar à Europa numa embarcação com cerca de 10 metros

Os militares da Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR em missão na Grécia resgataram esta quinta-feira de madrugada, no mar Egeu, 34 migrantes, 12 dos quais crianças, que tentavam chegar à Europa numa embarcação com cerca de 10 metros.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana adianta que o resgate requereu “especial cuidado” devido ao elevado número de crianças, duas das quais com 12 e 16 meses, e a deteção por parte dos militares da GNR possibilitou o resgate dos migrantes em segurança e o respetivo encaminhamento para as autoridades gregas.

A GNR explica que a equipa de vigilância marítima da UCC, através dos equipamentos de visão térmica, detetou uma embarcação com cerca de 10 metros rumo à fronteira da Grécia, que de imediato deu o alerta à embarcação da UCC que se encontrava a patrulhar aquela área e se deslocou ao local para o resgate.

Os militares da Unidade de Controlo Costeiro da GNR estão destacados na ilha grega de Samos no âmbito da missão da Agência Europeia de Fronteiras e Guarda Costeira (Frontex).

No âmbito desta missão, a GNR desenvolve ações nas fronteiras terrestres e marítimas com a finalidade de prevenir, detetar e reprimir ilícitos relacionados com a imigração ilegal, tráfico de seres humanos e outros crimes transfronteiriços, contribuindo fundamentalmente para a salvaguarda de vidas humanas.

Continue a ler esta notícia