Nazaré: criança de três anos deu o alerta - TVI

Nazaré: criança de três anos deu o alerta

Menina de cinco anos ainda foi retirada da água com vida, mas o fôlego não voltou mais

Relacionados
A tragédia que esta terça-feira desceu sobre a praia do Salgado na Nazaré poderia ter sido pior. Com o casal de ingleses passeavam não uma, mas duas crianças. Uma de cinco anos, que acabou por falecer e outra de três . Esta criança foi quem deu o alerta para o que mar tinha acabado de fazer e terá provavelmente salvo a vida da avó que sobreviveu à investida da água.

Segundo o comandante da capitania da Nazaré, Albuquerque e Silva, o acidente ocorreu quando os casal de ingleses passeava junto ao mar com os dois netos. «Um casal de nacionalidade inglesa passeava com dois netos junto à água. Afastaram-se da zona vigiada e aparentemente foram surpreendidos e arrastados por uma onda para o mar», explicou.

O responsável adiantou ainda que o alerta para os afogamentos foi dado pela crianças de três anos. «Ao sentir-se sozinho alertou um pescador que foi descobrir os corpos já a boiar na água», adiantou.

A menina de cinco anos terá sido a primeira a ser levada pela força do mar. Os avós terão então seguido o rasto do mar para tentar resgatar a criança. As ondas não levaram em conta a investida e tiraram a vida a avô e neta. A menina ainda foi retirada da água com vida, mas as várias tentativas de reanimação não foram suficientes para lhe devolverem o fôlego.

A avó sobreviveu à «tempestade» que se abateu sobre esta família, provavelmente devido ao alerta desesperado do neto que permitiu que o socorro ainda valesse à mulher de 65 anos. O mesmo não aconteceu com o resto da família. Os pais das crianças estavam numa outra praia e só perceberam o que se passava quando o mar já tinha ditado a sua sentença.

Alguns dos banhistas lembram que as águas desta praia são perigosas, devido à forte ondulação.

O alerta para este incidente foi dado às 13:53 e foram enviados meios dos Bombeiros da Nazaré, da Polícia Marítima, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) das Caldas da Rainha e elementos da GNR.
Continue a ler esta notícia

Relacionados