Viana do Castelo: concluído cordão dunar - TVI

Viana do Castelo: concluído cordão dunar

Sociedade

Avanço do mar chegou a ameaçar três habitações, em Castelo de Neiva

A Administração da Região Hidrográfica do Norte (ARHN) anunciou esta quarta-feira a conclusão das obras de reposição do cordão dunar em Castelo de Neiva, Viana do Castelo, onde o avanço do mar chegou a ameaçar três casas.

Esta intervenção, orçada em cerca de 190 mil euros e classificada pela ARH-N como de «emergência», decorreu durante 40 dias e envolveu a criação de uma protecção frontal com enrocamento de pedra, com mais de quatro toneladas, numa extensão de 80 metros, noticia a agência Lusa.

«Permitiu salvaguardar as três habitações em risco», através de uma «solução robusta, capaz de conter o avanço do mar», acrescenta a ARHN.

No lançamento desta obra, a 11 de Novembro, o presidente da ARHN, António Guerreiro de Brito, defendeu, contudo, uma estratégia de intervenção na costa que passe pela retirada de comunidades afetadas pelo avanço do mar.

«Temos que ter noção de que há perigos em localizações junto à costa e temos que planear retiradas, programadas, em algumas zonas. Essa é uma estratégia a médio prazo que importa seguir», afirmou, dando como exemplo Castelo de Neiva, onde o cordão dunar foi destruído pelo mar, colocando em risco as habitações.

«É preciso uma estratégia compreensiva no sentido de, em certas zonas, podermos fazer de forma calma e ponderada, algum tipo de retirada [de habitações]. Podemos fazer obras de mitigação e de urgência, mas temos de saber adaptar-nos às novas realidades», disse ainda.
Continue a ler esta notícia