IURD: Presidente da República recebeu as mães - TVI

IURD: Presidente da República recebeu as mães

Marcelo Rebelo de Sousa ficou "surpreendido" com algumas declarações das vítimas das adoções ilegais e prometeu ajudar a resolver o assunto "o mais rapidamente possível"

Alguns dos pais cujos filhos foram vítimas da rede ilegal de adoções da IURD, denunciada pela TVI na série informativa “O Segredo dos Deuses”, foram recebidos esta sexta-feira pelo Presidente da República.

A audiência no Palácio de Belém durou cerca de uma hora.

Segundo o pai de uma das crianças adotadas por bispos da IURD, Marcelo Rebelo de Sousa prometeu contactar a Segurança Social e a Santa Casa da Misericórdia, para procurar explicações.

Ricardo Campos contou à TVI que "o Presidente ainda não tinha total conhecimento da situação" e que "ficou surpreendido com algumas declarações" dos pais.

"Disse que ia tentar ajudar-nos a resolver as coisas o mais rapidamente possível."

Também a mãe das três crianças adoptadas ilegalmente disse à TVI que foi feito um apelo ao Presidente da República para que usasse a sua influência para que possam ter respostas sobre os processos em investigação.

À noite, numa emissão especial sobre o caso na TVI24, "Maria", o nome fictício como é identificada a mãe das três crianças, mostrou-se algo desalentada com o encontro em Belém, dada uma eventual desvalorização da reunião.

Quando eu estou com o Presidente da República, sensivelmente meia hora ou mais, (...) virem-me dizer que não fui recebida, porque foi uma conversa informal", lamentou a mãe, acrescentando que Marcelo Rebelo de Sousa, à sua frente e de outros pais, "delegou à sua assessora que entrasse em contato com a Segurança Social e a Santa Casa".

Saímos de lá com a promessa que ele iria empenhar-se em descobrir qual a celeridade do processo e afinal de contas estou incrédula: se não estive com o senhor Presidente da República, estive com um clone que o representa muito bem", afirmou a mãe.

Audiência pedida em dezembro

O pedido de audiência tinha sido feito a 19 de dezembro, por um pai e duas mães, segundo apurou a TVI na altura.

Confrontado com tal pedido, no dia de Natal, Marcelo Rebelo de Sousa disse aos jornalistas que estava a receber uma notícia.

No entanto, na altura, o Presidente não se inibiu de fazer um breve comentário ao inquérito já aberto pelo Ministério Público.

“Se o Ministério Público entende que se deve investigar o que se passou para saber se o Estado teve ou não responsabilidade, eu acho que o Estado está a cumprir a sua missão.”

Na série informativa "O Segredo dos Deuses", a TVI revelou vários casos de crianças que passaram por um lar da IURD em Camarante antes de serem adotadas por bispos e pastores, em processos com várias irregularidades.

Estes pais nunca foram ouvidos pela justiça portuguesa.

Para rever todos os episódios de "O Segredo dos Deuses", clique AQUI

Continue a ler esta notícia