Portuguesa sobe ao Monte Vinson após conquistar polo sul - TVI

Portuguesa sobe ao Monte Vinson após conquistar polo sul

  • CM
  • 18 jan 2018, 11:45
Maria Conceição [Fundação Maria Cristina]

Maria Conceição, antiga assistente de bordo, procura através destes desafios angariar fundos para a Fundação Maria Cristina (FMC), que criou em 2005 para ajudar crianças bengalis pobres

A filantropa Maria Conceição atingiu o cume do Monte Vinson, na Antártida, completando com sucesso o objetivo da expedição ao polo sul, que visa angariar fundos para ajudar crianças bengalis a prosseguir os estudos.

A subida, realizada na quarta-feira em cerca de seis horas e meia, foi sob condições difíceis de 35 graus negativos e ventos de 10 quilómetros por hora, o que forçou o regresso quase imediato ao campo de base, segundo um colaborador citado, nesta quinta-feira, pela agência Lusa.

A portuguesa estava num grupo reduzido de pessoas da expedição original que partiu a 3 de janeiro em direção ao polo sul, ponto que alcançou a 11 de janeiro, e que escolheu incluir o monte Vinson ao desafio.

Maria Conceição terá sido a primeira mulher portuguesa a chegar ao ponto no hemisfério sul em que o eixo da Terra interceta a superfície terrestre.

Parte dos chamados "Sete Cumes", as elevações mais altas de cada um dos continentes, o pico do monte Vinson, situado a 4.892 metros de altura, foi alcançado pela primeira vez em 1966 por um grupo de exploradores norte-americanos.

Maria Conceição já tinha sido a primeira mulher portuguesa a alcançar o topo do Evereste, em 2011, e também já subiu aos montes Kilimanjaro, Elbrus, Denali, faltando apenas o Puncak Jaya, na Indonésia, e o Aconcágua, na Argentina, para completar a lista.

A antiga assistente de bordo admite não se considerar uma atleta e garante que entrou nestes desafios apenas com o objetivo de angariar fundos para a Fundação Maria Cristina (FMC), que criou em 2005 para ajudar crianças bengalis pobres.

A campanha atual, "Maria goes to South Pole "[https://www.justgiving.com/campaigns/charity/maria-cristina/southpole] recolheu 1.267 libras [1.436 euros].

Maria Conceição precisa de garantir dinheiro suficiente para pagar as propinas e refeições de 40 das 124 crianças que tem a cargo para que comecem as aulas ainda este mês numa escola em Daca.

A filantropa portuguesa estima que serão necessários 318 mil dólares (265 mil euros) para assegurar que todas as crianças no programa da FMC possam completar os seus estudos.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE