O mau tempo que se regista nos Açores obrigou, neste domingo, ao cancelamento de algumas ligações da SATA Air Açores, que assegura os voos interilhas, e da Azores Airlines, que voa para o exterior, afetando 337 passageiros.

O porta-voz da SATA, António Portugal, disse à agência Lusa que foram canceladas as ligações Terceira/Flores/Terceira, Ponta Delgada/Pico/Ponta Delgada e Terceira/Horta/Terceira.

Devido ao mau tempo, foi também cancelada a ligação Lisboa/Horta/Lisboa, da Azores Airlines, com 140 passageiros, acrescentou, indicando que os passageiros dos voos interilhas seguem viagem na segunda-feira e os da Azores Airlines serão reencaminhados ainda hoje.

A Proteção Civil dos Açores emitiu hoje um aviso a recomendar medidas de autoproteção nas nove ilhas do arquipélago que vão manter-se sob aviso amarelo por causa das previsões de chuva e vento.

Segundo o Instituto o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), o aviso amarelo no grupo oriental (São Miguel e Santa Maria), referente a precipitação, vai estender-se até às 09:00 locais (10:00 em Lisboa) de segunda-feira.

Para o grupo central (Terceira, Faial, Graciosa, Pico e São Jorge) o aviso amarelo deve-se às previsões de chuva e vento de sudoeste até às 00:00 locais (01:00 em Lisboa).

O IPMA colocou ainda sob aviso amarelo as ilhas do grupo ocidental (Flores e Corvo) até às 00:00 locais por causa do vento de sudoeste, que vai rodar para oeste.

O aviso amarelo é o segundo numa escala de quatro que indica “situações de risco para determinadas atividades”.

/ notícia atualizada