Açores sob aviso laranja devido à chuva forte - TVI

Açores sob aviso laranja devido à chuva forte

No concelho do Nordeste, na ilha de São Miguel, o mau tempo causou danos em 21 habitações e oito famílias tiveram de ser realojadas

Sete ilhas dos grupos central e oriental dos Açores estão, nesta sexta-feira, sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Graciosa, Terceira, São Jorge, Faial, Pico (grupo central), S. Miguel e Santa Maria (grupo oriental) vão estar sob aviso laranja entre as 05:00 e as 12:00 de hoje devido à previsão de chuva forte.

A previsão de chuva forte levou também o IPMA a colocar Flores e Corvo (grupo ocidental) sob aviso amarelo entre as 05:00 e as 12:00.

O instituto colocou ainda o arquipélago dos Açores sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de trovoada.

Na quinta-feira, o arquipélago dos Açores esteve sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, afetando sobretudo a ilha de São Miguel e Terceira.

No concelho do Nordeste, na ilha de São Miguel, o mau tempo causou danos em 21 habitações e oito famílias tiveram de ser realojadas.

O aviso laranja implica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado enquanto o amarelo é o terceiro mais grave de uma escala de quatro e é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades que dependem do estado do tempo.

O IPMA prevê para hoje nos grupos oriental e central céu muito nublado, com abertas a partir da tarde, períodos de chuva e aguaceiros, que pontualmente poderão ser fortes durante a madrugada e início da manhã e vento do quadrante sul fraco a bonançoso.

No grupo ocidental prevê-se céu muito nublado, com abertas a partir da manhã, aguaceiros que pontualmente poderão ser fortes durante a madrugada e vento do quadrante oeste fraco a bonançoso.

Em Santa Cruz das Flores as temperaturas vão variar entre 20 e 24 graus Celsius, na Horta e Angra do Heroísmo entre 19 e 25 e em Ponta Delgada entre 18 e 24.
Continue a ler esta notícia