Castelo de Neiva: mar subiu 5 metros e ameaça casas - TVI

Castelo de Neiva: mar subiu 5 metros e ameaça casas

Sociedade

Autarca diz que é necessário fazer alguma coisa «urgentemente»

Relacionados
Habitações da freguesia de Castelo de Neiva, em Viana do Castelo, estão a ser ameaçadas pela repentina subida das águas do mar que nos últimos dias destruiu mais de cinco metros do cordão dunar.

A situação foi hoje revelada à Agência Lusa pelo presidente da Junta de Freguesia de Castelo de Neiva, Augusto Bandeira, e acontece junto a uma das principais zonas balneares do concelho de Viana do Castelo.

«Quando cheguei ao local fiquei sem palavras ao ver o cenário. Em poucos dias a água galgou mais de cinco metros do cordão dunar e um paredão. Está agora a cerca de três metros da primeira casa», explicou.

Segundo Augusto Bandeira, face à «intensidade» das marés vivas que têm fustigado a zona estão «para já» em perigo três habitações, com a situação a agravar-se nos últimos dias.

«O mar está a avançar em direcção à terra, às casas, aos armazéns dos pescadores. É preciso fazer alguma coisa urgentemente», apontou ainda o autarca.

O litoral de Castelo de Neiva é uma das áreas com intervenção prevista pelo Polis do Litoral Norte, ao nível da contenção da erosão costeira e a sua requalificação.

«A senhora Ministra do Ambiente disse que só iam avançar as intervenções prioritárias. Não há nada mais prioritário do que isto, com casas em risco», desabafou Augusto Bandeira.

No local estiveram técnicos da Câmara de Viana do Castelo e elementos da Capitania, mas para já não foi tomada qualquer decisão em relação »as casas agora ameaçadas pela subida das águas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados