Chuva e frio marcam quadra natalícia - TVI

Chuva e frio marcam quadra natalícia

Chuva

Temperatura vai descer a partir de terça-feira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para a quadra natalícia períodos de aguaceiros ou chuva, com granizo e trovoada no Minho e no Douro Litoral na terça-feira, dia em que as temperaturas vão descer no continente.

Segundo informação disponibilizada este domingo pelo antigo Instituto de Meteorologia na sua página na Internet, a aproximação de uma superfície frontal fria motivará nestas duas zonas, a partir da manhã de segunda-feira, períodos de chuva que se vão estender gradualmente às restantes regiões do continente.

A chuva será por vezes forte no litoral a norte do Cabo Mondego, passando a regime de aguaceiros a partir da tarde.

«Nas terras altas, o vento soprará forte de sudoeste com rajadas até 80 quilómetros/horas e ocorrerá queda de neve acima dos 1.200, 1.400 metros», refere o instituto.

O dia de Natal (terça-feira) será frio no continente, onde ocorrerão aguaceiros, ocasionalmente fortes, em particular nas áreas a norte do sistema Montejunto-Estrela.

As temperaturas vão variar entre os 10 graus centígrados (10ºC) e os 17ºC em Faro, entre os 9ºC e os 15ºC em Lisboa, entre os 8ºC e os 13ºC em Coimbra e entre os 9ºC e os 14ºC no Porto.

A Guarda será a cidade mais fria, com uma máxima de 6ºC e uma mínima de 3ºC.

O Minho e o Douro Litoral terão neve acima dos 1.200 metros.

Na quarta-feira, «a temperatura mínima mantém-se baixa e a precipitação em geral fraca nas regiões do Litoral Norte e Centro, em especial no Minho e no Douro Litoral», refere o Instituto.

Nos Açores, tanto na segunda como na terça-feira, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com períodos de boas abertas, aguaceiros fracos e pouco frequentes e vento noroeste moderado (entre 20 a 30 quilómetros/hora), rodando gradualmente para sudoeste.

Na Madeira, que será também afetada por uma superfície frontal fria, deverá registar-se na segunda-feira de manhã períodos de chuva, que vai passar a aguaceiros ao início da tarde, além de uma pequena descida de temperatura, sobretudo nas zonas montanhosas.

No mesmo dia, o vento soprará moderado de sudoeste, sendo forte nas zonas montanhosas e rodando gradualmente para noroeste a partir da tarde.

Para terça e quarta-feira, estão previstos aguaceiros fracos nas vertentes norte da ilha da Madeira.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos