O Instituto de Meteorologia (IM) vai colocar na quarta-feira sob aviso amarelo todos os distritos da costa portuguesa devido à agitação marítima, prevendo-se ondas que podem chegar aos 5,5 metros de altura.

O aviso, o terceiro mais grave numa escala de quatro, vai estar em vigor das 10:00 de quarta-feira até às 12:00 de quinta-feira, com ondas de noroeste com quatro metros que entre Lisboa e Viana do Castelo podem aumentar temporariamente para os cinco a 5,5 metros.

Segundo o portal do Instituto de Meteorologia, o aviso amarelo significa «situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica».

O IM prevê para esta terça-feira, no continente, céu geralmente muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado na região Sul até meio da tarde, com períodos de chuva fraca a partir da manhã no Minho e Douro Litoral.

A chuva fraca estender-se-á gradualmente às restantes regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, passando no final do dia a regime de aguaceiros, que serão de neve acima dos 1.000 metros.

O instituto prevê igualmente uma pequena subida da temperatura máxima na região Sul.

Para o arquipélago da Madeira está previsto céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se em geral

pouco nublado nas vertentes sul da Ilha da Madeira, com a possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte a partir da tarde.

Nos Açores a previsão é de céu geralmente pouco nublado nos grupos ocidental e central e de períodos de céu muito nublado com boas abertas no grupo oriental.

As temperaturas máximas são de 24º em Faro, 19º em Lisboa e 15º no Porto.
Redação / SM