O Instituto de Meteorologia (IM) colocou seis distritos da costa portuguesa sob aviso laranja devido à agitação marítima, nomeadamente à altura significativa das ondas.

O aviso, o segundo mais grave numa escala de quatro, vai estar em vigor das 06:00 às 18:00 nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria, prevendo-se ondas que podem chegar aos 5,5 metros de altura.

Também devido à altura significativa das ondas, que podem chegar aos 4,5 metros no mesmo período, o Instituto de Meteorologia colocou sob aviso amarelo, o terceiro mais grave, os distritos de Lisboa, Setúbal, Beja e Faro.

Sob aviso amarelo, entre as 06:00 e as 12:00, devido à queda de neve acima dos 1.200/1.400 metros, estão os distritos da Guarda e Castelo Branco.

Segundo o portal do IM, o aviso laranja alerta para uma «situação meteorológica de risco moderado a elevado» e o amarelo significa «situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica».

Devido à agitação marítima, o site da Marinha portuguesa informa que as barras dos portos da Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro e São Martinho do Porto estão encerradas, enquanto as de Aveiro e Figueira da Foz se encontram condicionadas ¿ a primeira está fechada a embarcações de comprimento inferior a 35 metros e a segunda a embarcações com menos de 11 metros.

O IM prevê para hoje nas regiões do Norte e Centro do continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, em especial no litoral, que serão de neve acima dos 1200/1400 metros, e pequena subida da temperatura máxima.

Para a região do Sul, o IM prevê céu geralmente muito nublado, com abertas a partir da tarde, e períodos de chuva passando a aguaceiros, sendo em geral fracos.

Para o arquipélago da Madeira, o IM prevê céu geralmente muito nublado, com abertas a partir da tarde, e aguaceiros fracos nas vertentes voltadas a Norte.

Nos Açores, a previsão é de períodos de céu muito nublado com abertas, sendo esperados aguaceiros fracos durante a madrugada e início da manhã no grupo ocidental e aguaceiros fracos e dispersos nos grupos central e oriental.

As temperaturas máximas são de 19º em Faro, 17º em Lisboa e 15º no Porto.
Redação / SM