Dez distritos sob aviso amarelo devido à agitação marítima - TVI

Dez distritos sob aviso amarelo devido à agitação marítima

  • BM
  • 7 mar 2019, 07:45

IPMA prevê para esta quinta-feira na costa ocidental ondas de noroeste com 4 a 5 metros, diminuindo para 3 a 4 metros durante a manhã

Dez distritos de Portugal continental estão esta quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima e oito barras estão fechadas à navegação, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e a Marinha.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso amarelo devido à agitação marítima, com ondas de noroeste com 4 a 5 metros até às 12:00 desta quinta-feira.

O aviso laranja que está em vigor desde quarta-feira nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa vai terminar às 09:00 desta quinta-feira, passando depois a amarelo.

O aviso laranja é o segundo mais grave e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o aviso amarelo, o segundo menos grave, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Devido à agitação marítima, as barras de Caminha, Esposende, Figueira da Foz, Vila Praia de Âncora, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, São Martinho do Porto e Ericeira estão fechadas a toda a navegação.

A Autoridade Marítima Nacional indica ainda que as barras marítimas de Aveiro e Douro estão apenas fechadas a embarcações com comprimento inferior a 35 metros e a de Viana do Castelo com menos de 30 metros.

O IPMA prevê para esta quinta-feira na costa ocidental ondas de noroeste com 4 a 5 metros, diminuindo para 3 a 4 metros durante a manhã, e passando a ondas oeste-noroeste com 2,5 a 3 metros durante a tarde.

Na costa sul estão previstas ondas de sudoeste com 1,5 a 2,5 metros, diminuindo para um a 1,5 metros.

Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê para esta quinta-feira céu com períodos de muita nebulosidade, tornando-se geralmente muito nublado a partir da manhã no litoral oeste, nebulosidade que se estenderá gradualmente às restantes regiões.

A previsão aponta também para aguaceiros fracos e pouco frequentes até ao início da manhã, que serão de neve nas terras altas acima de 1.100/1.300 metros de altitude.

A partir do meio da manhã, períodos de chuva no litoral oeste, estendendo-se às restantes regiões a partir da tarde e que serão de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante oeste, rodando temporariamente para o quadrante sul a partir do final da manhã, e soprando por vezes forte no litoral oeste e nas terras altas, enfraquecendo no final do dia.

O IPMA prevê ainda possibilidade de ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e descida da temperatura mínima.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 1 grau (em Bragança e na Guarda) e os 9 (em Lisboa) e as máximas entre os 7 graus Celsius (na Guarda) e os 17 (em Faro).

Continue a ler esta notícia