Mais de meia centena de ocorrências foram registadas pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) hoje de manhã devido à chuva e vento forte em vários distritos de Portugal continental.

ÀS 09:50 a ANEPC tinha registadas na sua página da internet 57 ocorrências nos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Viseu, Coimbra, Porto, Vila Real, Santarém, Setúbal, Lisboa, Leiria e Viana do Castelo.

Os distritos com mais ocorrência eram, às 09:50, Coimbra com 12 e Viseu com 10. As ocorrências estão relacionadas com inundação de vias e estruturas, queda de árvores e de estruturas.

Fonte da ANEPC disse hoje à Lusa que as ocorrências não são graves.

Oito distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de chuva por vezes forte e agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa estão sob aviso laranja até às 09:00 de quarta-feira devido à previsão de agitação marítima com ondas de oeste/noroeste com 5 a 7 metros, podendo atingir uma altura máxima de 10 a 12 metros, passando depois a amarelo.

O oitavo distrito em aviso amarelo é o de Viseu, mas devido à chuva.

A agitação marítima levou também o IPMA a colocar sob aviso amarelo os distritos de Setúbal, Beja e Faro até às 18:00 de quarta-feira.

O IPMA colocou também os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Viseu sob aviso laranja até às 09:00 de hoje, passando depois a amarelo até às 12:00 por causa da chuva ou aguaceiros, por vezes forte e persistentes, podendo ser acompanhados de trovoada.

Ainda por causa da chuva, o IPMA emitiu um aviso amarelo para os distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Setúbal, Portalegre, Lisboa, Évora, Leiria e Coimbra até às 12:00 de hoje.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Vila Real, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Setúbal, Faro e Viseu estão também sob aviso amarelo até às 03:00 de quarta-feira por causa do vento forte do quadrante oeste, com rajadas até 90 km/h, sendo até 110 km/h nas terras altas.

O IPMA colocou ainda sob aviso amarelo os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Guarda e Castelo Branco devido à queda de neve acima da cota de 1.300/1.400 metros entre as 12:00 de hoje e as 03:00 de quarta-feira.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Na sequência dos avisos do IPMA, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um alerta à população e fez recomendações à população.

Em comunicado, a ANEPC destaca a previsão de chuva intensa nas regiões norte e centro, vento também forte e agitação marítima na costa ocidental, queda de chuva forte, queda de neve, em especial na Serra da Estrela-Torre, e agitação marítima forte na costa ocidental.

Prevê-se que precipitação acumulada até próximo dia 10 [quarta-feira] atinja os 150 mm nas regiões norte e centro do continente”, é referido.

A ANEPC alerta que a precipitação local excessiva e persistente dos últimos dias poderá provocar cheias e inundações face à subida da altura dos rios e ribeiras do Alentejo (nomeadamente no vale do rio Sorraia, com submersão de pontes no concelho de Mora e galgamento da margem esquerda do rio em Coruche, com vigilância em relação à vila, e submersão de estradas) e Algarve.

Com base na previsão de precipitação deverá ser mantida a vigilância sob as bacias do Tejo, Douro, Vouga e Mondego.

/ JGR