Pombal: comboio embate contra árvore caída sobre a linha - TVI

Pombal: comboio embate contra árvore caída sobre a linha

Comboios

Passageiros do comboio que fazia a ligação entre Lisboa e Braga saíram ilesos do acidente e foram transbordados para o comboio Alfa Pendular que efetuava o mesmo trajeto

A queda de uma árvore na linha do Norte, no concelho de Pombal, danificou um comboio e está a afetar a circulação ferroviária, mas não há vítimas a registar, informou fonte da Comboios de Portugal (CP).

Este é um dos principais constrangimentos na circulação ferroviária provocados pelo mau tempo que se tem feito sentir nos últimos dias.

Em declarações à agência Lusa, a porta-voz da CP, Ana Portela, disse que pouco antes das 11:00 um comboio Intercidades embateu num pinheiro que caiu sobre a linha do Norte, na zona de Albergaria dos Doze.

Os passageiros do comboio que fazia a ligação entre Lisboa e Braga saíram ilesos do acidente e foram transbordados para o comboio Alfa Pendular que efetuava o mesmo trajeto e que seguia atrás, referiu a mesma fonte.

Às 15:30, a circulação ferroviária estava a processar-se em via única, entre as estações de Caxarias e Albergaria dos Doze, "causando atrasos até ao máximo de meia hora".

Fonte da Infraestruturas de Portugal (IP) adiantou à Lusa que o comboio Intercidades já foi retirado do local do acidente, mas que é necessário proceder à reparação da catenária, que sofreu danos "significativos", não havendo previsão para a reposição da normalidade na circulação ferroviária no troço em causa.

Além deste caso, registaram-se na segunda-feira vários desprendimentos de terras, quedas de pedras e árvores de grande porte, afetando a circulação em alguns troços ferroviários nas linhas do Minho, Douro, Tua, Beira Alta e Vouga.

Em comunicado, a IP refere que todas estas situações já foram resolvidas pelas equipas de manutenção da empresa, tendo as normais condições de circulação sido repostas ao longo do dia.

Quanto à rede rodoviária, a IP diz que as fortes chuvadas fizeram sentir-se com maior incidência no distrito de Vila Real em que um deslizamento de terras obrigou ao corte da circulação na Estrada Nacional (EN) n.º 2.

"As equipas de manutenção da IP procederam já à limpeza da via e está agora a ser avaliada a estabilidade do talude a fim de determinar da possibilidade de reabertura da estrada", diz a IP.

A empresa adianta ainda que a queda de neve obrigou ao corte de trânsito em várias estradas na Serra da Estrela (EN n.º 338, entre Portela do Arão e Manteigas, e na EN n.º 339, entre Sabugueiro e Lagoa Comprida, e ainda nos distritos de Viseu (EN n.º 321, entre Cinfães e Castro Daire) e do Porto (EN n.º 15, após a antiga Pousada do Marão).
Continue a ler esta notícia