Proteção Civil de Sintra coloca concelho em alerta laranja - TVI

Proteção Civil de Sintra coloca concelho em alerta laranja

Outono (LUSA/EPA)

Entre as 21:00 de hoje e as 06:00 de sexta-feira, está em vigor o alerta. Há previsões de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e persistentes

Relacionados
A Proteção Civil municipal colocou sob alerta laranja o concelho de Sintra, entre as 21:00 de hoje e as 06:00 de sexta-feira, devido às previsões de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e persistentes.

«Foi reforçada junto das unidades orgânicas da Câmara a monitorização das linhas de água e a limpeza das sarjetas em meio urbano», explicou à agência Lusa Mário Louro, do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Sintra.

Segundo informou uma nota da autarquia, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou também «o distrito de Lisboa sob aviso amarelo para rajadas de vento na ordem dos 80 quilómetros», para o mesmo período entre a noite de hoje e a manhã de sexta-feira.

De acordo com a Câmara de Sintra, está também «prevista agitação marítima com ondas de noroeste com quatro a cinco metros», a partir das 12:00 de sexta-feira até às 06:00 de domingo, 30 de novembro.

Na sequência do alerta laranja, o terceiro mais grave numa escala de quatro níveis, a autarquia aconselhou a população a tomar precauções durante a condução, devido a lençóis de água e cheias rápidas em meio urbano.

As populações são aconselhadas a tomar medidas de prevenção para desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais, para não atravessarem zonas inundadas, e assegurarem «a fixação de estruturas soltas, nomeadamente andaimes, placards e outras estruturas suspensas».

A Proteção Civil alertou, também, para a necessidade de «especial cuidado na circulação junto da orla costeira e de zonas ribeirinhas», e para que sejam evitadas atividades como «pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar».

Para informações e pedidos de auxílio em situações de emergência, o SMPC de Sintra disponibiliza o número de telefone 219105880.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE