Retomadas buscas pelas duas mulheres desaparecidas em São Miguel após temporal - TVI

Retomadas buscas pelas duas mulheres desaparecidas em São Miguel após temporal

  • Agência Lusa
  • CM - notícia atualizada às 15:35
  • 26 jun 2021, 10:01

Funcionárias da Santa Casa da Misericórdia da Povoação seguiam numa viatura da instituição quando esta foi arrastada pela chuva intensa

As buscas pelas duas ocupantes de uma viatura que foi arrastada sexta-feira pela chuva intensa no concelho da Povoação, em São Miguel, nos Açores, foram retomadas esta manhã com recurso a uma corveta da Marinha.

Participam, ainda, nas buscas cinco corpos dos bombeiros de São Miguel, o serviço municipal de proteção civil da Povoação, a capitania do porto de Ponta Delgada, a Polícia Marítima, a Associacao de Nadadores Salvadores da Costa Norte e a PSP.

A chuva forte que se regista desde sexta-feira provocou o arrastamento da viatura da Santa Casa da Misericórdia da Povoação, onde seguiam as duas funcionárias, que estariam a fazer apoio domiciliário, e que continuam desaparecidas.

A viatura foi localizada na sexta-feira no fundo de uma ribeira, presa e capotada junto à Povoação, mas não foram avistadas as ocupantes.

As buscas foram suspensas por volta das 18:00 de sexta-feira, devido às condições meteorológicas adversas no local.

Em comunicado, a delegação dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera explica que “a depressão, com uma superfície frontal oclusa associada, continua a condicionar o estado do tempo em todo o arquipélago” com a ocorrência de precipitação forte que poderá ser acompanhada de trovoada.

Fonte da Proteção Civil dos Açores adiantou à agência Lusa não ter havido registo de qualquer ocorrência relacionada com o mau tempo desde a madrugada e até ao início da manhã de hoje.

Encontrados "objetos pessoais" na praia junto à ribeira onde caiu viatura

As autoridades encontraram esta manhã "objetos pessoais" numa "praia junto à ribeira" onde terá caído a viatura.

A informação foi avançada à agência Lusa por fonte do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, indicando que o material "foi encontrado" às 10:29 locais ( 11:29 em Lisboa).

No local, e segundo a Proteção Civil açoriana, "estão 75 elementos".

A mesma fonte da Proteção Civil açoriana adiantou à Lusa que "as buscas na zona da ribeira foram suspensas às 11:20" locais de hoje (12:20 em Lisboa), devido "às condições meteorológicas adversas" no local.

Posteriormente, "foram canceladas para já as buscas na costa, devido a pequenas derrocadas no local" e "mediante uma melhoria do estado do tempo" as autoridades vão fazer uma "reavaliação para saber quando prosseguem".

Prolongado aviso amarelo para grupos oriental e central

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prolongou até domingo o aviso amarelo devido "a precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada" para as ilhas do grupo oriental e central dos Açores.

De acordo com o IPMA, para as ilhas do grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) e para as ilhas do grupo central (Terceira, Faial, Pico, São Jorge e Graciosa) o aviso amarelo, que já está em vigor, estende-se até às 15:00 horas de domingo.

O aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, indica situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Elsa Vieira, meteorologista da delegação do IPMA, nos Açores, disse à agência Lusa que as previsões apontam para que ocorra "ainda durante a tarde de hoje precipitação por vezes forte de 10 a 20 litros por metro quadrado numa hora tanto no grupo central como oriental".

Continue a ler esta notícia