Rio Tâmega a 30 centímetros de inundar baixa de Amarante - TVI

Rio Tâmega a 30 centímetros de inundar baixa de Amarante

Mau tempo na Madeira [LUSA]

Serviços locais de proteção civil em alerta máximo

Relacionados
O rio Tâmega em Amarante está a apenas 30 centímetros de inundar a rua mais baixa da cidade, o que já colocou em alerta máximo os serviços locais de proteção civil, disse à Lusa fonte autárquica.

Durante a noite, a chuva intensa provocou a subida acentuada do nível do rio, obrigando a protecção civil a mobilizar todos os meios e a informar os comerciantes das zonas baixa para o risco elevado de inundações.

«Estamos a acompanhar com o máximo cuidado a evolução da situação. Estamos em contacto permanente com o centro de prevenção de cheias», disse à Lusa Hélder Ferreira, vereador da protecção civil.

O autarca explica que além da chuva que tem caído nas últimas horas, também se tem notado um aumento do caudal causado pelo degelo da neve que caiu nas últimas semanas nas zonas do Alto Tâmega, a montante de Amarante.

Hélder Ferreira refere que a evolução da subida do nível do rio durante a tarde vai depender da quantidade de chuva, embora, sublinha, «as previsões apontem para uma ligeira melhoria das condições do tempo».

O autarca refere que os serviços municipais de protecção civil já têm preparados contentores para a necessidade de evacuação das lojas situadas nas zonas mais baixas, como aconteceu no último inverno.

Durante a noite, o armazém de uma loja de roupa situada na parte baixa da cidade chegou a ser inundada. Na margem direita, os passadiços metálicos usados para as pessoas caminharem junto ao rio já estão submersos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados