Um homem de 24 anos foi identificado na segunda-feira pela GNR, em Barcelos, "por maus tratos a dois canídeos", que "estavam abandonados há vários dias" num quarto, anunciou esta terça-feira aquela força militar.

Em comunicado, o Comando Territorial de Braga afirma que a detenção, feita através do Posto Territorial de Barcelos, surgiu na sequência de uma denúncia contra o suspeito feita "no dia 28 de agosto, a dar conta de dois canídeos abandonados e fechados numa residência".

Os militares deslocaram-se ao local, sem que conseguissem ver os animais, uma vez que o edifício se encontrava trancado. Tendo em conta que podiam estar a correr perigo de vida, foi desde logo cumprido um mandado de busca domiciliária, que culminou na recuperação de dois canídeos subnutridos e que se encontravam abandonados há vários dias no interior de um quarto e sem alimentação, tendo sido recolhidos por uma família de acolhimento temporário", lê-se.

A busca teve a colaboração da Câmara Municipal de Barcelos e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Barcelos.