Genéricos: portugueses poupariam 12,7 por cento - TVI

Genéricos: portugueses poupariam 12,7 por cento

  • Portugal Diário
  • 8 nov 2007, 17:15

Quota em Portugal é de 17,8 por cento. No Reino Unido é acima dos 20 por cento

Relacionados
Os consumidores portugueses poupariam 12,7 por cento nas suas despesas com medicamentos se os genéricos atingissem uma quota do mercado total de 50 por cento, segundo um estudo hoje divulgado em Lisboa, noticia a Lusa.

Os medicamentos genéricos têm a mesma composição qualitativa e quantitativa em termos de substâncias activas e a mesma forma terapêutica que os outros medicamentos, mas são mais baratos.

A Espírito Santo Research Sectorial analisou o impacto que o aumento da quota de mercado dos genéricos teria na poupança dos consumidores e concluiu que seriam poupados anualmente 449,5 milhões de euros.

No mesmo cenário, um casal português pouparia anualmente cerca de 100 euros em medicamentos, segundo explicou Francisco Palma, um dos responsáveis pelo estudo.

Analisando o cenário de Portugal ter a mesma quota de referência de genéricos que o Reino Unido (acima de 20 por cento em valor), o estudo indica que os consumidores portugueses poupariam três por cento do total das respectivas despesas em medicamentos.

O Ministério da Saúde e o Infarmed pretendem que a quota de mercado dos medicamentos genéricos atinja os 20 por cento no final de 2008.

E dentro de cinco anos, o objectivo é aproximar a quota de mercado dos genéricos dos 40 por cento, como já se verifica em alguns países.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE