119 portugueses doaram células para transplante em 2012 - TVI

119 portugueses doaram células para transplante em 2012

Carlos Martins e Gustavo

Há 320 mil potenciais dadores no registo nacional

Relacionados
Dos 320 mil potenciais dadores de medula óssea que constam do registo nacional, 119 deram células para transplante no ano passado, a maioria para doentes estrangeiros, revelou o presidente do Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST).

A propósito do primeiro aniversário do transplante de medula ao filho do futebolista Carlos Martins, que se realizou há precisamente um ano e em torno da qual se mobilizaram milhares de potenciais dadores, Helder Trindade reconheceu o impacto do envolvimento de figuras públicas nesta área.

No Registo Nacional de Dadores Voluntários de Medula Óssea constam atualmente 320 mil potenciais dadores, um valor que é «um dos maiores por milhão de habitantes», disse.

No ano passado, 119 dadores deram células para transplante, das quais 91 foram para estrangeiros e 28 para doentes portugueses.

A leucemia é a doença que motiva mais transplantes, sendo a percentagem de sucesso entre os 60 e os 70 por cento, adiantou.

Em todo o mundo existem 21 milhões de potenciais dadores inscritos. Em termos de dadores, Portugal ocupa o terceiro lugar, numa lista de 38 países, registando 28.088 dadores por milhão de habitantes.

Em segundo lugar situa-se a Alemanha (56.280). Israel lidera a lista, com 103.746 de dadores por milhão de habitantes.
Continue a ler esta notícia

Relacionados