Menos investigações a casos de pedofilia - TVI

Menos investigações a casos de pedofilia

Infantil

Número de crimes sexuais contra menores investigados pelas autoridades em 2008 desceu 3,1%

O número de crimes sexuais contra menores investigados pelas autoridades em 2008 desceu 3,1 por cento em relação ao ano anterior, com 1.382 inquéritos registados, indica o Relatório Anual de Segurança Interna.

O documento, apresentado no Ministério da Administração Interna, mostra que a maioria destes crimes (995) foi abuso sexual de crianças, seguindo-se actos sexuais com adolescentes, com 132 casos, violação de menores, com 131, abuso de pessoa incapaz de resistência, com 51 casos, 43 de abuso de pessoa dependente e dois de abuso de pessoa internada.

A média mensal de participações desceu em 2008 para 83, enquanto em 2007 foi de 91, registando-se a maior parte dos casos na zona de Lisboa, Ribatejo, Alto Alentejo e Porto.

Quanto às detenções, foram feitas 91 no total, a maior parte (52) por abuso sexual de crianças, seguindo-se 33 detidos por violação, três por abuso de menor dependente, dois por abuso de pessoa incapaz de resistência e um por coacção sexual.

O relatório regista desde 2003 a «maior visibilidade» do crime, «com relevo para a intervenção da comunicação social», e um «aumento acentuado na participação e consequente investigação» de crimes de abuso sexual de menores.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE