Como vai estar o tempo esta quarta-feira - TVI

Como vai estar o tempo esta quarta-feira

Chuva (Reuters)

Chuva e temperaturas mais baixas

Relacionados
Para esta quarta-feira, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se em geral muito nublado no litoral oeste, em especial a norte do Cabo Raso, até ao final da manhã e a partir do final da tarde.

Poderão ocorrer períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral das regiões Norte e Centro até ao final da manhã, e para o final do dia no Minho e Douro Litoral.

O vento vai soprar fraco (inferior a 20 quilómetros/hora) do quadrante oeste, soprando moderado a forte (20 a 40 km/h) de noroeste no litoral oeste e nas terras altas, em especial a sul do Cabo Carvoeiro e durante a tarde.

As costas sul e norte da Madeira e a ilha de Porto Santo continuam sob aviso amarelo devido à persistência de valores relativamente elevados da temperatura máxima.

Deverá verificar-se uma pequena descida da temperatura máxima, em especial no interior.

Quanto a temperaturas deverão variar entre 20 e 28 graus Celsius em Lisboa, entre 18 e 23 no Porto, em Viana do Castelo entre 16 e 23, Bragança entre 15 e 30, em Braga entre 17 e 26, em Vila Real entre 15 e 28, Viseu entre 14 e 28, em Coimbra entre 18 e 27, na Guarda de 14 a 26, em Castelo Branco entre 17 e 33, Portalegre entre 18 e 34, Évora entre 16 e 34, Beja entre 16 e 34, em Faro entre 22 e 32, em Santarém entre 19 e 30, em Leiria 18 e 26, Setúbal entre 18 e 32, no Funchal entre 22 e 27, em Ponta Delgada entre 20 e 26, em Angra do Heroísmo entre 21 e 26 e em Santa Cruz das Flores entre 22 e 26.

Todos os distritos de Portugal continental, bem como os arquipélagos da Madeira e dos Açores, devem estar esta quarta-feira de prevenção devido ao risco muito alto a extremo de exposição à radiação ultravioleta, avisam os serviços meteorológicos.

A temperatura do mar deve rondar os 17 a 18 graus na costa ocidental e 21 graus na costa sul.


Risco de incêndio em 12 concelhos

Em consequência, 12 concelhos dos distritos da Guarda, Coimbra, Castelo, Santarém e Faro estão esta quarta-feira em alerta para o risco máximo de incêndios, informa o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA).

A Guarda é o distrito com mais concelhos em risco (Trancoso, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda e Sabugal), seguindo-se Castelo Branco (Oleiros e Vila de Rei), Coimbra (Arganil e Pampilhosa da Serra) e Santarém (Sardoal e Mação).

No distrito de Faro, só o concelho de Monchique se mantém em alerta máximo para os fogos florestais.

Vários outros concelhos, nos distritos de Beja, Évora, Viseu, Portalegre e Bragança apresentam risco de incêndio muito elevado, conforme a síntese da Lusa.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis: Reduzido, Moderado, Elevado, Muito Elevado e Máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

 
Continue a ler esta notícia

Relacionados