Quatro distritos sob aviso laranja devido ao mau tempo - TVI

Quatro distritos sob aviso laranja devido ao mau tempo

Chuva [Foto: Reuters]

IPMA prevê chuva forte, persistente e acompanhada de rajadas de vento para as zonas do Minho, Douro Litoral e Vila Real. Há ainda outros dez distritos sob aviso amarelo

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Vila Real vão estar nesta terça-feira sob aviso laranja devido à previsão de chuva forte, persistente e acompanhada de rajadas de vento, disse à Lusa a meteorologista Maria João Frada.

“Amanhã [terça-feira] vamos ter um agravamento do estado do tempo no Minho e Douro litoral. Prevê-se céu muito nublado durante a manhã com ocorrência de períodos de chuva que vai estender-se depois a partir da tarde às regiões do norte e centro e depois ao alto Alentejo”, adiantou à Lusa a especialista.


De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o dia de terça-feira vai ser marcado por chuva forte, persistente no Minho e Douro litoral e eventualmente depois nos restantes distritos a norte do sistema Montejunto-Estrela.

“No entanto, o cenário mais gravoso será no litoral a norte do cabo Mondego (Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real e Viseu (a parte mais oeste destes distritos). Não podemos também excluir que nestes distritos não possa haver localmente, mas com baixa probabilidade, fenómenos extremos de vento”, salientou.

No que diz respeito aos distritos mais a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, Maria João Frada explicou que também está prevista a ocorrência de chuva de forma contínua, mas que será fraca ou de chuvisco.

“A partir de terça-feira vamos ter também um aumento da intensidade do vento relativamente ao dia de hoje. O vento soprará moderado a forte com rajadas da ordem dos 60 a 70 quilómetros por hora”, disse.

Por causa do mau tempo, o IPMA colocou sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Vila Real entre as 07:00 terça e as 09:59 de quarta-feira.

Os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga vão estar também na terça e quarta-feira sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de rajadas de vento na ordem dos 70 a 90 quilómetros por hora, em especial no litoral e nas terras altas, e de ondas de quatro a cinco metros.

O IPMA colocou ainda sob aviso amarelo, também para terça e quarta-feira, os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Setúbal, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra, onde se espera, nuns casos, chuva ou vento fortes, e, noutros, agitação marítima.

O aviso laranja significa "situação meteorológica de risco moderado a elevado", enquanto o amarelo "risco para determinadas atividades" dependentes do estado do tempo.

Em declarações à Lusa, a meteorologista do IPMA, Maria João Frada, adiantou que a chuva vai manter-se até quarta-feira, altura em que gradualmente vai passar a regime de aguaceiros, por vezes fortes no norte e centro, acompanhados de trovoada e granizo.

“Na quinta e sexta-feira ainda vamos ter instabilidade, mas no fim de semana vamos ter subida da temperatura com alguns distritos a atingir os 25 a 30 graus na generalidade do território”, disse a meteorologista.

Já para esta segunda-feira, o IPMA prevê céu com períodos de muita nebulosidade, tornando-se geralmente pouco nublado a partir do meio da tarde, aguaceiros fracos nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, mais frequentes até ao final da manhã.

Está também previsto vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado durante a tarde, de noroeste no litoral a sul do cabo Mondego e de sudoeste na costa sul do Algarve e nas terras altas e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 16 e 23 graus Celsius, no Porto entre 13 e 19, em Braga entre 11 e 19, em Viana do Castelo entre 12 e 19, em Viseu entre 10 e 18, em Bragança entre 10 e 20, na Guarda entre 9 e 16, em Castelo Branco entre 12 e 23, em Coimbra entre 12 e 20, em Santarém entre 15 e 24, em Évora entre 13 e 25, em Beja entre 14 e 25, em Faro entre 17 e 23 e em Leiria entre 14 e 22.

O IPMA prevê para hoje na Madeira céu com períodos de muita nebulosidade, tornando-se geralmente muito nublado a partir da manhã, aguaceiros a partir do início da manhã e vento fraco a moderado do quadrante norte.

No Funchal, as temperaturas vão variar entre 22 e 26 graus.

Para os Açores, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado com boas abertas, aumentando de nebulosidade para o fim do dia e vento oeste bonançoso, tornando-se fresco com rajadas até 50 quilómetros por hora no grupo ocidental (ilhas das Flores e Corvo).

Em Ponta Delgada as temperaturas vão variar entre 18 e 23 graus, na Horta e Angra do Heroísmo entre 24 e 18 e em Santa Cruz das Flores entre 20 e 24.


Vinte e uma regiões do país em risco alto de exposição à radiação ultravioleta


Vinte e uma regiões do país apresentam hoje risco alto de exposição à radiação ultravioleta (UV) e outras seis estão com níveis moderados, ainda segundo o IPMA.

De acordo com o instituto, Aveiro, Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Faro, Funchal, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto Santo, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viseu, Vila Real, Santa Cruz das Flores, Horta, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada (Açores) apresentam hoje risco alto de exposição à radiação UV enquanto Braga, Coimbra, Guarda, Penhas Douradas, Porto e Viana do Castelo estão com níveis moderados.

Para as regiões com níveis muito altos e altos, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de aconselhar que se evite a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é Baixo, 3 a 5 (Moderado), 6 a 7 (Alto), 8 a 10 (Muito Alto) e superior a 11 (Extremo).
 

Concelhos de cinco distritos em risco elevado de incêndio


O concelho de Monchique, no distrito de Faro, apresenta hoje risco muito elevado de incêndio.

O IPMA colocou também em risco elevado de incêndio vários concelhos dos distritos de Faro, Beja, Évora, Santarém e Leiria.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.


 
Continue a ler esta notícia