Agitação marítima coloca sete distritos em aviso laranja - TVI

Agitação marítima coloca sete distritos em aviso laranja

Mau tempo na Ilha Terceira, Açores (foto enviada por Vitor Mendonça )

São esperadas ondas que podem atingir os 10 metros nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa

Relacionados
Sete distritos do continente estão esta quarta-feira sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima, com ondas que podem atingir os 10 metros, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa estão sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de ondas de noroeste, com 5 a 6 metros, podendo atingir os 10 metros.

O aviso laranja vai estar em vigor ente as 12:00 de hoje e as 12:00 de quinta-feira.

O IPMA colocou ainda os distritos de Setúbal, Beja e Faro sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de ondas de noroeste com 4 a 5 metros entre as 00:00 de hoje e as 21:00 de quinta-feira.

O aviso laranja corresponde a uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes do tempo.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado com abertas a partir da tarde, apresentando-se temporariamente pouco nublado na região sul até ao meio da manhã, aguaceiros a partir da manhã, que poderão ser de granizo, e que serão de neve acima de 600 metros de altitude.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado de noroeste, soprando forte com rajadas da ordem de 65 quilómetros/hora na faixa costeira e nas terras altas a partir da manhã, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do interior, formação de gelo ou geada, em especial nas regiões do interior e pequena descida da temperatura mínima.

Quanto às temperaturas, em Lisboa variam entre 8 e os 12 graus Celsius, no Porto entre 4 e 11, em Vila Real e em Bragança entre 0 e 8, em Viseu entre -1 e 8, na Guarda entre -2 e 3, em Castelo Branco entre 0 e 10, em Évora e Beja entre 3 e 11 e em Faro entre 6 e 14.

Seis barras fechadas e duas condicionadas 

A agitação marítima já obrigou ao encerramento de seis barras marítimas à navegação e ao condicionamento de outras, informou a Marinha Portuguesa.

De acordo com informação disponível às 06:00 na página da Marinha na Internet, as barras marítimas de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e São Martinho do Porto estão fechadas a toda a navegação devido à previsão de agitação marítima forte.

A Marinha informa também que a barra de Aveiro está aberta a embarcações superiores a 15 metros e a da Figueira da Foz fechada a embarcações de comprimento inferior a 35 metros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados