Agitação marítima e queda de neve colocam nove distritos sob aviso laranja - TVI

Agitação marítima e queda de neve colocam nove distritos sob aviso laranja

  • AM - Notícia atualizada às 12:57
  • 22 mar 2017, 07:35

IPMA prevê ainda céu geralmente muito nublado, períodos de chuva, passando gradualmente a regime de aguaceiros, queda de neve e possibilidade de ocorrência de trovoada

Nove distritos do continente estão esta quarta-feira sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte e queda de neve, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto, os distritos de Coimbra, Leiria e Lisboa vão estar sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte, prevendo-se ondas de noroeste com 05 a 06 metros, podendo atingir os 09 a 11 metros, entre as 21:00 de hoje e as 06:00 de quinta-feira.

Estes três distritos bem como Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso amarelo, prevendo-se ondas de noroeste com 04 a 4,5 metros, até às 18:00 de quinta-feira.

O IPMA colocou também sob aviso laranja os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Viseu e Guarda devido à previsão de queda de neve acima de 800/1000 metros, descendo gradualmente a quota para 400/600 metros, entre as 12:00 de hoje e as 00:00 de quinta-feira.

Também por causa da queda de neve, o IPMA colocou sob aviso amarelo os distritos de Bragança, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco entre as 06:00 de hoje e as 00:00 de quinta-feira.

Algumas das estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão já encerradas ao trânsito devido à queda de neve, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco.

Os troços Piornos/Torre e Torre/Lagoa Comprida estão interditados à circulação rodoviária desde as 08:00 e os troços Lagoa Comprida/Loriga e Lagoa Comprida/Sabugueiro encerraram às 08:30.

O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Por causa do mau tempo, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou na terça-feira que, nos próximos dias, prevê-se precipitação, descida das temperaturas máxima e mínima, queda de neve e agitação marítima com ondas que poderão chegar aos cinco metros.

Após reunião realizada com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) sobre as condições meteorológicas para os próximos dias, a ANPC aconselhou a população a ter cuidados e adotar comportamentos preventivos.

Agravamento do estado do mar a partir do final da tarde

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertaram para o agravamento do estado do mar a partir do final da tarde desta quarta-feira na costa oeste do continente, sobretudo na zona a norte do Cabo da Roca.

"É esperado um aumento gradual da altura das ondas, sendo provável a ocorrência de forte agitação marítima de noroeste com altura que pode chegar aos 6 metros, passando a valores na ordem dos 4 a 5 metros ao longo de quinta-feira", lê-se num comunicado hoje divulgado.

Segundo a mesma fonte, é expectável que as condições do mar melhorem a partir da tarde de sexta-feira.

As autoridades recomendam à população que “caso exista necessidade de se deslocar até à orla costeira, mantenha uma atitude vigilante e tenha sempre presente" que nestas condições "o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”.

O IPMA prevê para nas regiões do norte e centro céu geralmente muito nublado, com abertas nas regiões do interior durante a tarde, períodos de chuva, passando gradualmente a regime de aguaceiros, queda de neve acima de 800/1000 metros, descendo gradualmente a cota para os 400/600 metros na região Norte e interior Centro e possibilidade de ocorrência de trovoada a partir da manhã.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando moderado a forte com rajadas até 70 quilómetros por hora no litoral e forte com rajadas até 80 quilómetros por hora nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e descida de temperatura, em especial da máxima e nas regiões do interior.

Na região sul, céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir da tarde, períodos de chuva a partir do início da manhã, passando gradualmente a regime de aguaceiros fracos, que poderão ser de neve na Serra de São Mamede.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena descida de temperatura, em especial da máxima e nas regiões do interior.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 08 e 14 graus, no Porto entre 04 e 12, em Vila Real entre 0 e 08, em Bragança entre -1 e 08, em Viseu entre 0 e 08, na Guarda entre -1 e 05, em Coimbra entre 05 e 12, em Castelo Branco entre 03 e 11, em Santarém entre 07 e 14, em Évora entre 03 e 13, em Beja entre 05 e 14 e em Faro entre 07 e 17.

Continue a ler esta notícia