Atenção: vem aí mais chuva, neve e vento - TVI

Atenção: vem aí mais chuva, neve e vento

  • AM
  • 10 jan 2018, 10:23

Proteção Civil lançou alerta para o agravamento das condições meteorológicas esta quarta e quinta-feira

A Proteção Civil alerta para um agravamento das condições meteorológicas, especialmente entre a manhã de quarta-feira e as 08:00 de quinta-feira, relacionado com chuva, vento, neve e ondulação.

De acordo com informação disponível no ‘site’, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) chama a atenção para a intensificação da chuva, com especial incidência no litoral Norte, com valores que podem atingir os 20 milímetros em 12 horas (no período entre as 09:00 e as 21:00 de hoje) a norte do sistema montanhoso Montejunto/Estrela.

Alerta também para a queda de neve no período entre as 15:00 e as 21:00 desta quarta-feira, a partir da cota dos 1000/1200 metros, nos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu e Guarda e, com especial intensidade, nas serras da região Norte (Padrela, Marão, Montemuro e parte da Serra da Estrela).

A queda de neve já tinha colocado os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo e Braga sob aviso amarelo entre as 09:00 desta quarta-feira e as 12:00 de quinta-feira.

O vento deverá soprar forte com rajadas até os 65 quilómetros por hora, no litoral Norte e Centro, podendo alcançar os 85 nas terras altas.

No mar, a previsão é de ondas de noroeste com altura de 4 a 5 metros, em toda a costa ocidental, a partir da manhã de hoje e até ao final da tarde de quinta-feira, podendo aumentar para os 5 a 6 metros (com a altura máxima a chegar aos 10 metros) durante a tarde de 10 hoje e a manhã de quinta-feira nos distritos a Norte do Cabo Raso (Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa).

A ANPC alerta para a possibilidade de piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo, cheias rápidas (em meio urbano) e inundações por acumulação de águas pluviais ou insuficiência dos sistemas de drenagem, nomeadamente agravadas durante os períodos de preia-mar. Avisa também para a hipótese de inundações devido ao transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis.

A queda de ramos ou árvores devido ao vento mais forte e vias de circulação obstruídas por árvores ou deslizamentos de terras ou desabamentos de pedras, são outros efeitos expectáveis do mau tempo.

Assim, a ANPC recomenda a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e a circulação com correntes de neve "sempre que se revele recomendável nas áreas atingidas pela queda de neve".

Aconselha especial cuidado na circulação e permanência junto a áreas arborizadas, pela possibilidade de queda de ramos e árvores, e pede que se evite a permanência junto ao mar, bem como as terras altas devido ao vento.

Estradas na Serra da Estrela cortadas

Algumas das estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela foram hoje de manhã cortadas devido à queda de neve e às condições climatéricas adversas.

De acordo com a fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco, a circulação rodoviária está proibida desde as 11:15 nos troços Piornos/Torre, Torre/Lagoa Comprida, Lagoa Comprida/Loriga e Lagoa Comprida/Sabugueiro.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje "queda de neve acima de 1.000/1.200 metros, descendo a cota para 800 metros a partir do início da tarde".

Continue a ler esta notícia