Cerca de 30 concelhos em risco máximo de incêndio - TVI

Cerca de 30 concelhos em risco máximo de incêndio

  • AR
  • 23 jul 2017, 10:37
Incêndios (Arquivo)

Bragança, Guarda, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre e Faro, indica o IPMA. Há risco muito elevado de exposição aos raios ultravioleta também tanto no Continente como nas ilhas

Cerca de 30 concelhos de sete distritos de Portugal continental estão este domingo em risco de incêndio considerado máximo, indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a informação disponibilizada na página do IPMA, estão em risco "máximo" de concelhos nos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre e Faro.

O IPMA dá ainda conta de vários concelhos com risco "elevado" e "muito elevado".

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre "reduzido" e "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Todo o país com risco muito elevado de exposição à radição UV

Todas as regiões de Portugal continental apresentam este domingo risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), ainda de acordo com o IPMA.

Também Madeira e Açores apresentam risco muito elevado de exposição à radiação UV, exceto Ponta Delgada, que está com níveis moderados.

Para as regiões com risco 'muito elevado', o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o UV é 'baixo', 3 a 5 ('moderado'), 6 a 7 ('elevado'), 8 a 10 ('muito elevado') e superior a 11 ('extremo').

Para este domingo, em Portugal continental, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade no litoral das regiões Norte e Centro para o final do dia. Também prevê vento moderado a forte e com rajadas no litoral oeste e nas terras altas, além de uma pequena subida de temperatura.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE