Pequena descida da temperatura esta quinta-feira - TVI

Pequena descida da temperatura esta quinta-feira

  • Redação
  • AR - notícia atualizada às 08:10
  • 2 jun 2016, 07:32

Também o fim de semana vai ser marcado por céu pouco nublado e uma pequena descida de temperatura máxima entre dois a quatro graus Celsius, indicam os meteorologistas

O fim de semana vai ser marcado por céu pouco nublado e uma pequena descida de temperatura máxima entre dois a quatro graus Celsius, adiantou à agência Lusa a meteorologista Maria João Frada.

De acordo com a especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para esta quinta-feira está previsto céu limpo e uma descida das temperaturas máximas nas regiões do litoral oeste.

“A descida vai variar entre os dois e quatro graus relativamente ao dia de ontem [quarta-feira]. O vento será fraco e a partir da tarde tende a rodar para o quadrante oeste”, disse.

Maria João Frada indicou que na sexta-feira, está previsto vento moderado durante a tarde e neblinas ou nevoeiros até ao final da manhã no litoral oeste.

“Nas regiões do norte e centro vamos ter um aumento de nebulosidade e há possibilidade de aguaceiros e trovoadas. Vamos ter também uma descida das temperaturas pouco significativa em todo o território”, sublinhou.

Na sexta-feira, de acordo com a meteorologista do IPMA, as temperaturas vão variar entre os 19 e os 20 graus e os 24 e os 25 (no Alentejo).

“No sábado e no domingo vamos ter céu pouco nublado e as temperaturas não vão ter alterações significativas. As mínimas vão variar entre os 10/11 e os 15/16 graus e as máximas vão oscilar entre os 20 e os 25/26 graus”, disse.

O instituto prevê para hoje no continente períodos de céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade, em especial por nuvens altas, a partir do início da manhã, vento fraco, tornando-se moderado do quadrante oeste a partir da tarde no litoral a sul do Cabo Carvoeiro e pequena descida da temperatura máxima nas regiões do litoral oeste.

Na Madeira, prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade, tornando-se geralmente muito nublado a partir do meio da tarde e com possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco para o final do dia e vento fraco, soprando temporariamente moderado de noroeste nas zonas montanhosas.

Para os Açores a previsão aponta para céu muito nublado com abertas para a tarde, períodos de chuva, passando a aguaceiros para a tarde e vento sul bonançoso a moderado, rodando gradualmente para oeste e tornando-se fresco a muito fresco com rajadas até 60 quilómetros por hora.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 17 e 27 graus Celsius, no Porto entre 14 e 23, em Viana do Castelo entre 12 e 23, em Vila Real entre 12 e 27, em Viseu entre 13 e 26, em Bragança entre 10 e 27, na Guarda entre 13 e 23, em Coimbra entre 14 e 27, em Castelo Branco entre 15 e 29, em Santarém entre 14 e 30, em Évora entre 14 e 32, em Beja entre 15 e 33, em Faro entre 19 e 27, no Funchal entre 18 e 23, em Ponta Delgada entre 16 e 21, na Horta entre 15 e 20 e em Santa Cruz das Flores entre 14 e 19.

Seis concelhos de Faro, Beja, Castelo Branco e Santarém em risco elevado de incêndio

Seis concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Beja e Santarém apresentam esta quinta-feira risco Elevado de incêndio, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com informação disponível na página do IPMA na Internet, em risco Elevado de incêndio estão os concelhos de Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei (Castelo Branco), Barrancos (Beja), Monchique e Portimão (Faro).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre Reduzido e Máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Quase todas as regiões com risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta

Quase todas as regiões do país apresentam esta quinta-feira risco Muito Alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página na Internet.

De acordo com o instituto, em risco Muito Alto de exposição à radiação UV estão as regiões de Bragança, Faro, Guarda, Sagres, Vila Real, Viseu, Leiria, Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Funchal e Porto Santo.

A exceção, de acordo com o IPMA, vai para Beja, Lisboa, Horta e Ponta Delgada, com níveis Altos, e Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores (Açores), com risco ‘Moderado’.

Para as regiões com níveis Muito Alto, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, além de aconselhar que seja evitada a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 02, em que o UV é Baixo, 03 a 05 (Moderado), 06 a 07 (Alto), 08 a 10 (Muito Alto) e superior a 11 (Extremo).

Continue a ler esta notícia