Semana começa com temperaturas próximas dos 30 graus - TVI

Semana começa com temperaturas próximas dos 30 graus

  • Redação
  • STS/ Notícia atualizada às 7:58
  • 2 mai 2016, 07:17
Praia (Lusa/EPA)

Mas atenção ao sol: todo o país está em risco muito alto de exposição aos UV esta segunda-feira

O início de semana vai ser marcado por tempo quente, com temperaturas máximas a chegar aos 30 graus Celsius, adiantou à agência Lusa a meteorologista Ângela Lourenço, salientando que a chuva vai regressar na quinta-feira.

Até quarta-feira, dia 4, vamos ter tempo quente. Depois, a partir de quinta-feira, vai regressar a precipitação e a descida das temperaturas entre 7 a 10 graus Celsius”, adiantou à Lusa a especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com Ângela Lourenço, até quarta-feira as temperaturas máximas vão subir gradualmente podendo atingir, principalmente na região sul, Alentejo e Vale do Tejo, valores próximos ou acima dos 30 graus.

O céu vai estar limpo hoje e terça-feira, sendo que para o final do dia de amanhã [terça-feira] estamos a prever já um aumento de nebulosidade no Algarve. Na quarta-feira, apesar de ainda ser um dia quente, já vamos ter bastante nebulosidade”, avançou.

A meteorologista salientou que a partir de quinta-feira a temperatura máxima vai descer e vai regressar a precipitação.

Vamos ter uma descida significativa. Em alguns locais em particular do litoral as descidas poderão atingir os 10 graus celsius. Em todo o território deverão descer entre 7 e 10 graus”, disse.

No que diz respeito às mínimas, a tendência é para uma subida, mas mais ligeira.

“Na próxima noite ainda vai ser relativamente fresca, mas depois de terça-feira para quarta-feira vão ser mais amenas e deverão manter-se mais amenas até ao fim de semana”, disse.

As temperaturas mínimas vão variar entre os seis e os 17 graus Celsius, podendo ser mais baixas nas regiões do interior.

 

Risco muito alto de exposição aos UV para todo o país

Todas as regiões do país apresentam esta segunda-feira risco ‘Muito Alto’ de exposição à radiação ultravioleta (UV), informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página da Internet.

De acordo com o instituto, em risco ‘Muito Alto’ de exposição à radiação UV estão as regiões de Bragança, Faro, Guarda, Porto Santo (Madeira), Sagres, Viseu, Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Funchal (Madeira), Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Vila Real, Santa Cruz das Flores, Horta, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada.

Para as regiões com níveis 'Muito Alto', o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de aconselhar que seja evitada a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é 'Baixo', 3 a 5 ('Moderado'), 6 a 7 ('Alto'), 8 a 10 ('Muito Alto') e superior a 11 ('Extremo').

Quanto ao estado do tempo, o instituto prevê para esta segunda-feira no continente céu geralmente limpo, vento fraco a moderado do quadrante leste, soprando de noroeste durante a tarde no litoral oeste. Nas terras altas, em especial do centro e sul e até ao fim da manhã, o vento será moderado a forte de nordeste.

Está também previsto acentuado arrefecimento noturno nas regiões do interior norte e centro e pequena subida de temperatura.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado nas vertentes sul, aguaceiros fracos e pouco frequentes nas vertentes norte e terras altas, em especial a partir do final da tarde, vento moderado de nordeste, soprando por vezes forte, com rajadas até 75 quilómetros por hora, nas terras altas e pequena subida de temperatura.

O instituto prevê para hoje nos Açores céu pouco nublado, aumentando de nebulosidade ao longo da tarde e vento fraco, tornando-se bonançoso.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 13 e 25 graus Celsius, no Porto entre 11 e 22, em Vila Real entre 7 e 23, em Bragança entre 3 e 22, em Viseu entre 8 e 23, na Guarda entre 5 e 19, em Coimbra entre 11 e 24, em Castelo Branco entre 10 e 25, em Santarém entre 10 e 27, em Évora e Beja entre 10 e 26, em Faro entre 17 e 27, no Funchal entre 16 e 23, em Ponta Delgada e Angra do Heroísmo entre 13 e 19 e em Santa Cruz das Flores entre 14 e 19.

O concelho de Monchique, no distrito de Faro, apresenta hoje risco 'Muito Elevado' de incêndio e outros 15 estão a 'Elevado', informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com informação disponível às 06:45 na página do IPMA na Internet, em risco 'Elevado' de incêndio estão os concelhos de Vila do Bispo, Lagos, Portimão, Silves, Loulé, São Brás de Alportel, Faro, Olhão, Tavira, Vila Real de Santo António e Alcoutim (Faro), Barrancos (Beja), Santiago do Cacém e Grândola (Setúbal) e Reguengos de Monsaraz (Évora).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre 'Reduzido' e 'Máximo'.

Continue a ler esta notícia