Saiba como vai estar o tempo esta quinta-feira - TVI

Saiba como vai estar o tempo esta quinta-feira

Onze regiões do país em risco 'Muito Alto' de exposição à radiação ultravioleta

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta quinta-feira, nas regiões do norte e centro, céu em geral muito nublado, aguaceiros, em especial no litoral, que diminuirão de intensidade e de frequência a partir do final da tarde, condições favoráveis à ocorrência de trovoada, vento fraco a moderado, predominando de noroeste e soprando por vezes forte nas terras altas, e pequena descida da temperatura mínima.

No sul prevê períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos e pouco frequentes, em especial no Alto Alentejo, vento fraco a moderado de noroeste, sendo de sudoeste na costa sul do Algarve durante a tarde, e soprando moderado a forte nas terras altas e pequena descida da temperatura mínima.

Na Madeira está previsto céu geralmente muito nublado, com boas abertas nas vertentes sul da ilha, aguaceiros em geral fracos, mais frequentes nas vertentes norte e zonas montanhosas, vento moderado de norte e pequena descida de temperatura.

Nos Açores a previsão aponta para períodos de céu muito nublado, por vezes com abertas, aguaceiros fracos e dispersos no grupo ocidental (Flores e Corvo) e vento sul fraco a bonançoso.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 14 e 21 graus Celsius, no Porto entre 13 e 19, em Viana do Castelo entre 13 e 20, em Bragança entre 8 e 18, em Viseu entre 9 e 17, na Guarda entre 7 e 13, em Coimbra entre 12 e 20, em Castelo Branco entre 10 e 21, em Santarém entre 13 e 22, em Évora entre 11 e 23, em Beja entre 12 e 23, em Faro entre 16 e 24, no Funchal entre 18 e 23, em Ponta Delgada entre 15 e 21, na Horta entre 14 e 21 e em Santa Cruz das Flores entre 16 e 22.

Onze regiões de Portugal apresentam hoje risco 'Muito Alto' de exposição à radiação ultravioleta (UV). São elas Beja, Faro, Funchal, Porto, Penhas Douradas, Porto Santo, Sagres, Sines, Viseu, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada (Açores).

De acordo com o instituto, em risco ‘Alto’ de exposição à radiação UV estão as regiões de Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real, Santa Cruz das Flores e Horta (Açores).

Nas regiões com níveis 'Muito Alto' e 'Alto', o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de aconselhar que seja evitada a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é 'Baixo', 3 a 5 ('Moderado'), 6 a 7 ('Alto'), 8 a 10 ('Muito Alto') e superior a 11 ('Extremo').

Cinco concelhos dos distritos de Faro e Beja apresentam hoje risco 'Muito Elevado' de incêndio. São eles os concelhos de Loulé, São Brás de Alportel, Tavira e Alcoutim (Faro) e Barrancos (Beja).

O instituto indica também, na sua página na internet, que em risco ‘Elevado’ de incêndio estão os concelhos de Faro, Olhão, Vila Real de Santo António, Albufeira, Silves, Portimão e Vila do Bispo (Faro), Mação (Santarém) e Proença-a-Nova (Castelo Branco).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre ‘Reduzido' e 'Máximo'.

Continue a ler esta notícia